Projetos de nutrição premiados pela Nestlé

11 de mar de 2009 - dev

Os centros municipais de Educação Infantil (CMEI) Vovô Zezinho e Cid Passos estão em comemoração. As professoras Rita de Cássia Santos e Luciana Balbino ganharam o prêmio Nutrir Nordeste, da Fundação Nestlé, com o projeto Comer, Comer, É o Melhor para Você Crescer… e Aprender! e Hortinha Orgânica, respectivamente.

O trabalho desenvolvido pela professora Rita de Cássia foi voltado para crianças na faixa etária de três anos com foco na promoção da saúde através de reeducação alimentar e esclarecimentos aos estudantes sobre a importância de realizar todas as refeições corretamente.

Segundo Santos, a idéia do projeto partiu da observação do lanche consumido pelas crianças na escola. “Os hábitos alimentares familiares se refletem na alimentação dos menores. E nós observamos que nossos estudantes traziam grande quantidade de biscoitos recheados, salgadinhos e doces”, explica.

Ainda de acordo com a professora, o projeto visa também fazer com que os estudantes sejam multiplicadores dos bons hábitos alimentares adquiridos na escola, influenciando familiares e comunidade.

Para o secretário Carlos Ribeiro Soares o principal ingrediente dessa conquista é o amor pelo que faz. “Parabenizo as professoras pelo empenho e dedicação no cumprimento do papel de agente transformador. Isso é que é fazer educação com amor”, diz.

Prêmio

Os CMEIs receberam como prêmio da Fundação Nestlé o valor de R$ 2 mil para investir em projetos de incentivo a uma alimentação saudável, como por exemplo a criação de hortas para o cultivo de frutas e legumes. Os projetos premiados também serão publicados na revista Nutrir e divulgados para todo Brasil.

A Nestlé, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), realiza durante todo o ano Cursos de Formação em Alimentação Saudável do Programa Nutrir para gestores, professores e merendeiras. Durante a capacitação, os participantes recebem orientações sobre os cuidados na manipulação e conservação dos alimentos e dicas para o preparo de pratos criativos.