Projetos de robótica e astronomia são desenvolvidos na Escola Senador Antônio Carlos Magalhães

11 de dez de 2017 - Jornalismo

A Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, na Vasco da Gama, tem realizado um trabalho diferente com os estudantes da unidade, que atua na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde o ano passado, a escola desenvolve um programa educacional com a implantação de elementos de Robótica e de Astronomia.

A concepção foi da diretora Ivone Carlos, que já participou de projetos e olimpíadas em outras escolas. Há seis anos na gestão da unidade, Ivone destaca a importância de trazer para as crianças o ensino da ciência e tecnologia de uma forma mais dinâmica e participativa, aproximando o estudante.  “A astronomia trouxe muita curiosidade e interesse aos alunos e esse ano tivemos alguns que receberam notas muito boas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A média deles ficou entre 6,5 e 7 – consideradas excelentes notas”, afirma a diretora. Ela explica ainda que as provas foram realizadas em quatro níveis. Os alunos da EM Senador Antônio Carlos Magalhães participaram nos níveis 1 (2º e 3º anos) e 2 (4º e 5º anos). “Esse trabalho tem aguçado a atenção deles, bem como o espírito de equipe”, disse.

O universo do sistema solar e o estudo dos astros têm encantado as crianças da escola. É o caso da estudante Tarsila da Silva, de 7 anos, aluna do 2º ano A, que se destacou na Olimpíada. “Foi muito bom, muito interessante, aprendi coisas novas, aprendi que Marte é o quarto planeta no sistema solar e que a lua é o único satélite natural da Terra. Também descobri quem foi o primeiro astronauta a pisar na lua e fiquei ainda mais feliz pela minha nota na Olimpíada”, disse, orgulhosa. Os alunos que participaram da OBA foram contemplados com um certificado encaminhado pela comissão organizadora da prova. A cerimônia de entrega foi realizada na própria escola.

ROBÓTICA – Há três anos, princípios de Robótica também passaram a fazer parte das atividades de rotina dos estudantes da Escola Municipal. Além de desenvolverem conhecimentos sobre os objetos que querem representar, os alunos têm aulas de pesquisa no laboratório de informática e projetam esses objetos, que são montados com peças de Lego. “Além de enriquecer o conhecimento sobre o que se está fazendo, essa atividade visa mostrar ao aluno que através da Robótica pode-se aprender muito sobre a matemática e raciocínio logico”, disse a diretora. “Um trabalho que, pode se dizer, desenvolve conteúdos da linha de áreas como engenharia e até da arquitetura”, salientou.

Além dessas atividades, várias outras são desenvolvidas na escola durante o ano, como a implantação de aulas com rodas de leituras simultâneas e participativas, incentivando a leitura diária, a Feira de Ciências, que aconteceu em outubro, com exposição de vários projetos, palestras e muita interação. Um destaque neste ano foi a apresentação de capoeira com 100 meninos do Mais Educação, que teve a presença de cerca de 300 pessoas da comunidade na quadra da escola para o batizado ministrado pelo mestre Genipapo.  O projeto Africanidade ocorreu na segunda semana do mês de novembro, com todas as expressões afrodescendentes, teatro, desfile dança de rua e dança afro. Por fim, a diretora destacou a implantação da horta da escola, que além de fornecer alimentos, é um campo de estudo de ciências, sustentabilidade e de conscientização ambiental.