Projetos Inovadores para a Educação Básica lançados nesta terça

17 de abr de 2012 - dev

Com a participação de gestores e coordenadores pedagógicos, os Projetos Inovadores para a Educação Básica (PICEB), foram lançados nesta terça-feira (17), no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O projeto é fruto de uma parceria que vem dando certo entre a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), a ONG Pierre Bourdieu e a Uneb.

O PICEB engloba cinco projetos integrados e inovadores que vão contribuir para a melhoria das condições de ensino, o desenvolvimento de ações culturais e o incentivo à formação continuada dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede.

“Estamos mudando a cultura de formação da rede e vamos capacitar também profissionais que elaboram a merenda escolar e instrutores das fanfarras municipais”, explica a subcoordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Ana Paula Teles. O cantor e compositor, Rogério Grilo, iniciou o evento com muita música. A coordenadora de Ações Socioeducativas da Secult, Cinthia Carvalho, apresentou as ações dos projetos.

A vice-reitora da Uneb, Adriana Marmori e o diretor financeiro da ONG Pierre Bourdieu, Rubens Almeida, estiveram presentes no evento e ressaltaram o compromisso assumido com a educação de Salvador. “Abraçamos a ideia proposta pela Secult porque acreditamos nesse trabalho que vai contribuir para uma transformação social”, comenta a vice-reitora.

Os projetos são Formação de Jovens Líderes do Ensino Fundamental – Anos Finais; Mediação de Conflitos na Escola (Cultura de Paz); Capacitação dos Profissionais que elaboram Merenda Escolar; Capacitação dos Instrutores das Fanfarras Municipais e Formação de Professores em Educação Inclusiva: Deficiência Intelectual, Surdez, Transtornos Globais do Desenvolvimento– TGD / Autismo e Atendimento Educacional Especializado – AEE.