Projetos vitoriosos em Educação viram referência internacional

26 de nov de 2012 - dev

O escritor francês Guy-Pierre e a fotógrafa mineira Adriana Moura visitarão, nesta terça-feira (27), às 13h30, a Escola Municipal Casa da Amizade, em Ondina. O objetivo é coletar informações sobre os três projetos desenvolvidos na unidade escolar – que possui 215 alunos, de 4 a 15 anos – em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o Instituto Ayrton Senna.

Os projetos são o “Se Liga”, que trabalha a regularização de fluxo, ou seja, visa alfabetizar alunos em distorção de idade e série; o “Gestão Nota 10”, que trata sobre o monitoramento de gestão (este projeto também beneficia todas as outras 41 escolas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação da Orla); e o “Circuito Campeão”, um projeto de incentivo à leitura, com distribuição de livros literários. Este último projeto também é desenvolvido em outras três escolas municipais – Tertuliano de Góes (Federação), Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima (Alto das Pombas) e Centro Municipal de Educação Infantil Calabar –, além da Escola Comunitária Aberta de Calabar.

Os dados serão publicados em um livro sobre o trabalho desenvolvido pela presidente da instituição, Viviane Senna. A obra faz parte do prêmio internacional Grand Prix do banco francês BNP Paribas, que destaca líderes mundiais na área do investimento social. A psicóloga foi vencedora da edição deste ano e foi a primeira vez que o banco – sétimo maior no mundo – reconheceu o trabalho de um empreendedor social na América Latina.

O Instituto Ayrton Senna forma cerca de 60 mil educadores e gestores escolares e beneficia 2 milhões de crianças e jovens todos os anos, em pelo menos 1.300 municípios de todo o país.