Projovem de Salvador será modelo para Guatemala

16 de dez de 2008 - dev

Cerca de 150 alunos da Escola Nova do Bairro da Paz, que fazem parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), receberam nesta terça-feira (dia 15), uma delegação da Guatemala com muita festa. O grupo formado por ministros, secretários e embaixadores desembarcaram em Salvador para conhecer de perto as ações desenvolvidas pelos estudantes que participaram do programa em 2008.

O ministro de Desenvolvimento Agrário da Guatemala, Roberto Alfonso Dalton, conhecia o projeto apenas no papel, através do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando participou de um congresso na Cúpula Ibero Americana de São Salvador. A Escola Nova do Bairro da Paz foi indicada aos visitantes pela Coordenação Nacional do programa por se destacar entre as 32 escolas que contam com o Projovem no município.

Após vivenciar as atividades do programa, o ministro demonstrou interesse em implantar o Projovem no seu país. “Meus compatriotas não têm o mesmo calor humano dos brasileiros, mas certamente se encaixam no perfil de uma ação dessa natureza”, declarou.

Por meio de um curso, jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o Ensino Fundamental participam de atividades que proporcionam a conclusão da escolaridade e qualificação profissional, além de receberem um auxílio de R$ 100,00 por mês. De acordo com o secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Soares, Salvador conta com 6,2 mil pessoas matriculadas no programa, além de disponibilizar mais 3,6 mil vagas para fevereiro de 2009.