Prorrogadas as inscrições para o ProJovem Trabalhador

13 de ago de 2009 - dev

As inscrições para o programa ProJovem Trabalhador foram prorrogadas e os interessados em ocupar uma das cinco mil vagas para cursos de profissionalização em mais de 30 áreas do mercado de trabalho já podem procurar um posto mais próximo de casa até segunda-feira (17). O formulário de inscrição e a lista de postos em funcionamento estão disponíveis no site www.projovemtrabalhador.salvador.ba.gov.br.

É necessário reunir documentos como certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de renda familiar e histórico e escolar. Para participar a pessoa deve ter entre 18 e 29 anos e ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou médio. Além disso, a família deve ter renda mensal per capita de um salário mínimo. O critério mais importante para garantir uma vaga é estar desempregado e em estado de vulnerabilidade social.

Jeane Reis, 23 anos, possui o 2º grau completo, sonha em cursar comunicação e marketing e se inscreveu no programa. “Essa é uma oportunidade de poder conhecer a área de comunicação e marketing, já que pretendo fazer uma faculdade e não tenho condições”, declarou Jeane. As amigas Cleide dos Santos e Caroline Silva, ambas com 20 anos, estão cursando o 3º ano do ensino médio e se inscreveram para o curso de cabeleireiro. Elas contam que desejam aprender mais durante o curso para poder entrar no mercado. “Minha tia tem um salão e isso já facilita”, afirmou Caroline.

Quem também não perdeu a oportunidade foi a atendente do ProJovem, Luana Carvalho de Oliveira, 24 anos, lotada no posto da Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris. Ela tem o 2º grau completo, experiência nas áreas administrativa e de recreação e quer se aperfeiçoar em alguma dessas áreas. “Esse ProJovem vai ser muito bem-vindo para muitas pessoas”, comemorou.

O PROGRAMA

O ProJovem é um programa do Governo Federal e da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), que oferecem cinco mil vagas para cursos de profissionalização em mais de 30 áreas do mercado de trabalho. O programa tem duração de seis meses e disponibiliza material didático e lanche, além de um auxílio mensal de R$ 100.

Os cursos estão distribuídos nas áreas de administração, comunicação, marketing, esporte, serviços domiciliares e pessoais. Alguns deles são: auxiliar de escritório, almoxarife, arquivista, Office boy, fotógrafo, operador de rádio, editor de jornal popular, animador de eventos, monitor de esporte e lazer, porteiro, faxineiro, serviços gerais, cozinheiro, entre outros.