Prorrogado o prazo para escolha dos livros que serão utilizados nas escolas públicas em 2019

11 de set de 2018 - Jornalismo

Docentes têm até quarta-feira, 12/9, para escolher as obras de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental

O prazo para o registro da escolha do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019, para atendimento da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), foi prorrogado para quarta-feira, 12/9. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos deverão selecionar as obras didáticas mais adequadas ao seu sistema de ensino. O Guia PNLD 2019 está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e traz o conteúdo das obras aprovadas para esta edição do programa, além de orientações sobre o processo, normas de conduta e impedimentos.

Nesta edição do PNLD, serão selecionadas obras destinadas aos estudantes de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. A escolha será realizada no Sistema PDDE Interativo e deve ser feita a partir de um processo participativo, que envolva uma reflexão coletiva entre todos os educadores. Por meio do sistema, os diretores de cada escola receberão uma chave de acesso e, durante o período de escolha, os envolvidos poderão analisar, na íntegra, o conteúdo das obras.

Entre as novidades do processo, destaca-se a possibilidade de as Secretarias de Educação, em ação conjunta com as escolas da rede, decidirem pela unificação ou não dos materiais que serão distribuídos em cada Programa, sem impedir que cada escola beneficiária do PNLD continue registrando suas escolhas individualmente.

As redes têm três modelos possíveis de seleção: devem informar se desejam que cada escola receba o material registrado no sistema, se querem criar grupos de escolas que receberão o mesmo material ou ainda se desejam adotar o mesmo material para todas as instituições da rede de ensino. Mesmo que a rede de ensino tenha optado por receber um único material para todas as escolas (unificação), cada escola registrará a sua escolha no sistema. E, finalizado o prazo para registro das coleções no sistema, os dados serão processados pelo FNDE e a coleção mais escolhida por componente curricular será enviada para todas as escolas da rede.

As obras para 2019 serão as primeiras que estarão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O programa oferecerá manual para os professores de educação física e de educação infantil, também livros de projetos integradores, além das disciplinas dos anos iniciais do ensino fundamental. Outra novidade é que todos os livros destinados aos alunos dos anos iniciais serão consumíveis, além da inclusão do material digital em DVD.

Programa – O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a oferecer obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.

Escrito por Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Terça, 11 Setembro 2018 10:04