Prova Salvador vai avaliar ensino da rede municipal

09 de set de 2014 - dev

Com o objetivo de ter um indicador equivalente ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos em que ele não é calculado e, assim, acompanhar o progresso da Educação municipal, a Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), vai implantar a partir deste ano a Prova Salvador. A avaliação será realizada nos mesmos moldes (metodologia e escala de proficiência) da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática e vai permitir acompanhar e corrigir os rumos com maior agilidade.

A partir dos resultados da Prova Salvador será possível calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação de Salvador (IDESSA), uma vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgue as taxas de aprovação da rede municipal de ensino. O IDESSA, por ser equivalente ao IDEB, permitirá o acompanhamento da evolução da rede para o alcance da meta divulgada no Plano Estratégico da Prefeitura.

A Prova Salvador, assim como a Prova Brasil, irá avaliar os alunos do 5º ano (Fundamental I) e do 9º ano (Fundamental II) e será realizada no final de novembro. A avaliação será realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que já faz esse tipo de avaliação em todo o Brasil. Cerca de 20 mil alunos serão submetidos à prova.

“O nosso foco é na melhora da aprendizagem dos alunos e este acompanhamento é fundamental para alcançarmos esse objetivo. Dessa forma, teremos indicadores de qualidade para todos os anos, o que nos permitirá acompanhar e corrigir os rumos com maior agilidade. Através do IDESSA será possível monitorar o cumprimento da meta de IDEB estabelecida no Planejamento Estratégico da Prefeitura”, explicou Teresa Pontual, subsecretária da Educação.