Provas do Programa Salvador Avalia (Prosa) são aplicadas nesta quinta (1º)

01 de jun de 2017 - Jornalismo

Nesta quinta-feira (1º), cerca de 18 mil alunos da Rede Municipal de Ensino respondem às provas do Programa Salvador Avalia (Prosa). Trata-se de um sistema de avaliação criado em 2013 pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), que visa aferir o desempenho dos alunos nas  disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino. “O Prosa é um importante instrumento de verificação e aperfeiçoamento da qualidade pedagógica na nossa rede”, explica a secretária de educação, Paloma Modesto.

Serão aplicadas provas para os alunos do Ensino Fundamental, matriculados nos 5º e 9º anos. Segundo Paloma, o diferencial do Prosa, em relação a outros processos de avaliação, como a prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), é o resultado por aluno e o desempenho por habilidade, o que permite, inclusive, uma atuação individualizada de professores e coordenadores pedagógicos.

Depois da aplicação das provas, apuração e análise dos resultados, há a devolutiva aos professores, coordenadores pedagógicos das escolas e das regionais e a realização de oficinas de aprimoramento. “É um processo rico, participativo, que busca qualificar cada vez mais o processo de aprendizagem de todos os nossos alunos”, frisa a secretária.