Quatrocentos jovens serão multiplicadores olímpicos nas escolas

13 de abr de 2016 - Jornalismo

Fotos: Jefferson Peixoto / Agecom

Quatrocentos estudantes das redes municipal e particular de ensino participaram de mais uma etapa do programa Transforma Rio 2016, na manhã desta quarta-feira (13), no teatro do Instituto Social da Bahia (Isba). A atividade integra o Comitê dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro e, a partir de agora, os jovens se transformarão em agentes da educação e serão multiplicadores do programa no desenvolvimento de diversas ações em suas respectivas escolas e comunidades.

Salvador sediará 10 partidas de futebol – nas modalidades masculino e feminino – durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. O evento desta quarta-feira contou com a presença de representantes das redes municipais de ensino de Salvador e Candeias, além de alunos do Colégio Isba.

O Transforma, que tem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação (Smed) e do Escritório Cidade Global, visa, a partir de parceria com as diversas redes de educação, criar oportunidades para que os estudantes do ensino médio e fundamental possam vivenciar de forma plena os valores olímpicos e paralímpicos que vão além da prática esportiva, fomentando assim a cidadania e transmitindo seu aprendizado à sociedade. Em outra oportunidade, houve uma formação exclusiva para professores, que, no âmbito do programa, são denominados “tutores”.

Formação – Em linhas gerais, o Transforma leva às escolas cursos para formação de quatro tipos de multiplicadores: coordenadores pedagógicos, professores de educação física, agentes jovens e seus tutores, que trabalham no desenvolvimento destes estudantes, com o objetivo de despertar as habilidades e fomentar novos projetos. O evento de hoje também serviu para lançar o desafio do semestre, que consiste em realizar uma gincana para mobilizar as escolas sob o tema “Trégua Olímpica”.

13_04_2016_Agentes Jovens_Rio 2016_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (84)

“Este programa agrega muito para a rede municipal de ensino. Ele traz para as escolas de Salvador um trabalho voltado não apenas para o entendimento do que é a Olimpíada e o sentimento do cidadão no que diz respeito ao esporte, mas trabalha valores olímpicos e paralímpicos que são elementos presentes no colégio durante a formação do cidadão. Aqui temos uma convergência entre o sentido do programa Transforma com o trabalho realizado pela rede municipal de ensino, para que os alunos possam perceber que, além de recebermos um evento de grande porte em nossa cidade, podemos tirar proveito disso e construir um legado que ficará para sempre na vida destes jovens”, informou Joelice Braga, diretora pedagógica da Smed.

Segundo os representantes do Transforma, o grande diferencial do programa é permitir aos tutores, por meio de cursos presenciais ou a distância, a possibilidade de inserir atividades da forma que os agrade e poder encaixá-las no planejamento diário. É ensinado ainda como trabalhar valores em sala de aula, e novas atividades são sugeridas a cada momento, a fim de inserir o tema dos Jogos em todas as disciplinas, não somente a educação física. Em Salvador, o Transforma já mobiliza cerca de 50 mil estudantes, enquanto que, em âmbito nacional, 400 mil jovens já participam das ações.

“Uma cidade que é sede dos jogos de futebol em uma Olimpíada precisa ter a participação efetiva da juventude. É neste conceito que se insere o Transforma, com o conhecimento de modificação da vida das pessoas. Do lado institucional, facilitamos o diálogo dos diversos órgãos da gestão municipal, fazendo o trabalho de ponte de articulação e suporte para os entes envolvidos neste trabalho”, explica Antonio Lima, representante do Escritório Cidade Global no evento.

13_04_2016_Agentes Jovens_Rio 2016_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (39)