Quinze Ruas de Lazer no aniversário de Salvador

26 de mar de 2010 - dev

Como parte da comemoração dos 461 anos de Salvador, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Coel), intensificou a programação do projeto Ruas de Lazer. Neste fim de semana (dias 27 e 28), além dos dois pontos fixos, nas praças próximas aos shoppings Barra e Piedade, outros 13 locais da cidade foram escolhidos para as atividades desenvolvidas pelas equipes de recreação e esporte.

No sábado, o Ruas de Lazer estará na Baixinha de Santo Antônio, Conjunto Colinas de Pituaçu (final da Via B3) e Praça Wilson Lins (antigo Clube Português, Pituba) das 8 às 12 horas. À tarde, das 14 às 18 horas, as atividades do projeto acontecerão na Rua 8 de Novembro (3ª Travessa Ferreira – Pirajá), Avenida Hilda, próximo ao Bar do Jorginho (Pernambués) e praça do Conjunto Vale dos Rios.

Na manhã de domingo (das 8 às 12 horas), as atividades serão realizadas na Praça do Amoré, próximo ao campo de futebol do Conjunto Recanto dos Pássaros; Cajazeiras (antes da Fundação Bradesco – ao lado do Bar Triângulo); Loteamento Vila Mar (Estrada Velha do Aeroporto – Vila 2 de Julho); e Alto do São João (Boca do Rio). Das 14 às 18 horas, o Ruas de Lazer estará na praça da quadra de esporte, ao lado da Secult (Engenho Velho de Brotas), na Associação de Moradores do Conjunto ACM (São Marcos) e na Rua 1° de Janeiro (Cidade Nova).

As equipes de professores e estudantes de Educação Física estarão ainda nas praças dos shoppings Barra e Piedade, na manhã de domingo. Nesses dois locais, as atividades acontecem semanalmente com apoio dos shoppings Barra e Center Lapa, respectivamente. A Coel leva o programa também a mais dois bairros toda semana, totalizando quatro pontos de ação.

O projeto oferece atividades esportivas como vôlei, golzinho, corrida e jogos de mesa (xadrez, dama, dominó), e educativas, como leitura de livros, além de atividades recreativas, pintura de rosto, desenho e cama elástica para as crianças. De acordo com o coordenador da Coel, Edmilson Pombinho, a média de participantes do programa, por local, é de mais de 300 pessoas. “Mas depende do lugar. Onde há maior movimentação de pessoas e o acesso é mais fácil, como o Dique do Tororó, o público é bem maior”, diz.

Ainda para este primeiro semestre, está prevista a ampliação do projeto, que oferece nos locais por onde passa atividades esportivas, recreativas e educativas para crianças e adultos, deverá levar as atividades para quatro pontos da cidade todo fim de semana, além dos dois pontos fixos, totalizando seis Ruas de Lazer.