Racismo e ancestralidade são temas de palestras na Escola Municipal do Calafate

29 de ago de 2018 - Jornalismo

Como parte das comemorações da semana do estudante, a Escola Municipal do Calafate promoveu, no dia 8 de agosto, uma ação que contemplou a lei que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. O evento “Antirracismo na infância: diálogos sobre autoestima e ancestralidade” fez parte da Mostra Pedagógica da escola, que neste ano tem o tema “Salvador – Bahia, território Africano”, baseado na Lei 10.639/03.

Durante o evento, os alunos participaram de uma palestra da professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e assessora pedagógica da Escolinha Maria Felipa, Barbara Carine, e da coordenadora da pedagógica, Naiara Ferreira Santos. Além da palestra, os alunos ouviram também histórias sobre mulheres que contribuíram para uma sociedade mais justa.

De acordo com a diretora da instituição, Andréia Santana, os alunos se envolveram com o tema e fizeram muitas perguntas. “Foi um lindo momento de muitas inquietações. As crianças questionaram e relataram experiências do próprio cotidiano”, contou.

Ainda segundo a gestora, a proposta da escola é de que, a cada dia, as crianças possam, além de reconhecer a própria beleza, perceber que esse mundo é um lugar de todos. “Não podemos esquecer o valor de todos aqueles e aquelas que lutaram por um mundo melhor, por isso fazemos questão de promover esse tipo de atividade, deixando evidente que as conquistas do povo negro e a valorização da sua identidade caminham juntas ” afirmou.

O evento contou ainda com a parceria de toda equipe escolar e da agente de educação Josenilda Sacramento dos Santos. No final do evento, os alunos, assim como as palestrantes compartilharam a Música de MC Sofia “Menina Pretinha”, que enaltece a beleza negra e, mais uma vez, falaram sobre experiências de aceitação do cabelo crespo e cacheado no cotidiano.