Rádio Educação de Salvador integra escolas da rede municipal

08 de maio de 2018 - Publicidade

Equipada com sala de redação e estúdio, a Rádio Educação de Salvador já conta com alunos que concluíram o curso introdutório de técnicas de radiofonia – uma das atividades oferecidas no complexo Subúrbio 360, inaugurado em janeiro, no bairro de Coutos. As atividades começaram antes mesmo do início das aulas no equipamento multiuso, em fevereiro de 2018. A ideia é que os alunos da rede municipal (e que estudam no contra turno no Subúrbio 360) desenvolvam atividades e tenham contato com o processo de radiodifusão.

“No curso aprendi várias coisas diferentes e o melhor de tudo foi me ouvir na rádio. Se depender de mim, vou continuar fazendo a oficina”, declara Jaqueline Nascimento, de 11, aluna do quinto ano da rede municipal de Salvador. A estudante Ana Clara Valverde, de 10 anos, que também está no quinto ano do ensino fundamental, acrescenta: “eu achei maravilhoso fazer o curso principalmente porque incentiva a leitura e também a gente passa a falar melhor. Foi muito educativo e recomendaria para várias pessoas”.

A rádio, que funciona via internet, é coordenada por profissionais da área e conta com a participação efetiva dos alunos matriculados no ensino fundamental em qualquer uma das regionais da rede municipal de educação. O secretário municipal de Educação, Bruno Barral, enfatiza que o curso tem como objetivo integrar a comunicação entre as unidades de ensino da cidade. “Vamos começar pela região do Subúrbio, mas nossa intenção é expandir e fazer com que toda a rede se comunique usando esse importante meio de comunicação. Os alunos participam de todo o processo, pesquisando, treinando a leitura e a dicção”, pontua.

O estúdio possui equipamentos avançados que servem de ferramentas para o desempenho das atividades da web rádio escola. A estrutura dispõe de revestimento acústico em toda a área de trabalho, que conta também com uma moderna mesa de áudio, computadores, microfones e equalizador de som de alta qualidade. Integram ainda o espaço uma redação para preparação das matérias que irão ao ar, assim como toda a produção dos programas. Os alunos têm acesso à parte teórica, na qual serão abordados assuntos como: a origem do rádio no Brasil, radionovelas e importância de programas como “A Voz do Brasil”, além de desenvolverem técnicas de locução, produção, captação, redação, divulgação de matérias e entrevistas.

Além de tudo isso, a rádio funciona como um veículo de comunicação para toda a rede municipal de ensino, dentro e fora do Subúrbio Ferroviário, através da divulgação de eventos e do conteúdo pedagógico. A diretora do Subúrbio 360, Celma Vitória, acredita que, através das oficinas, os estudantes podem acabar descobrindo vocações profissionais. “Eu acredito que a rádio em si representa para as crianças um dos primeiros e mais acessíveis contatos que elas podem ter com as informações e com o mundo lá fora. O rádio sempre está presente em nossas vidas e essa oportunidade pode fazer elas se perceberem como futuros profissionais da área”, considera.

Programação – A grade da rádio é formada por quadros educativos apresentados pelos próprios alunos e professores, dicas de português, matemática, história de personagens e bairros do Subúrbio, além da abordagem de outras matérias do currículo escolar. Também são feitas matérias especiais, de acordo com a programação da rede. A Web rádio tem uma programação musical, com composições educativas – em sua maioria da MPB -, que também fazem parte da produção esportiva e artística dos alunos. A rádio está no ar 24h e pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo. Para acessar a Web Rádio Educação, basta entrar no link: http://cast62.sitehosting.com.br:9884/live