Recadastramento de docentes vai reforçar processo administrativo

06 de set de 2012 - dev

Para conhecer o perfil dos cerca de 6 mil docentes da rede municipal de ensino e as necessidades de alocação desses profissionais, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) inicia, na próxima segunda-feira (10), o projeto Recadastramento dos Professores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Salvador. O objetivo é recadastrar as informações pessoais e funcionais a fim de atualizar o Sistema Informatizado de Recursos Humanos (SIGE).

Essas informações são atualizadas periodicamente pela Coordenadoria Administrativa (CAD) da Secult, responsável por informações como ocorrências de situação funcional, lotação, licenças, formação, área de atuação entre outros, e pela Coordenadoria de Apoio e Gerenciamento Escolar (CAGE), responsável por informações como a programação de carga horária, que determina a turma e disciplina que o professor está vinculado.

Com a atualização desses dados, a Secult terá maior fidedignidade desses dados, possibilitando a geração de relatórios gerenciais com informações como o quantitativo de professores e coordenadores pedagógicos por lotação, área de atuação, disciplina, formação, entre outros cruzamentos que indiquem a necessidade de novas contratações ou realocação desses profissionais. O projeto vai qualificar o processo de administração de pessoas na Secult, definindo procedimentos mais alinhados entre as coordenadorias que fazem essa gestão.

A ação será reforçada pelo Mapa Digital do Recadastramento, que permitirá aos envolvidos na coordenação do projeto o monitoramento e controle da evolução do recadastramento por escola. Ao final de todo processo serão gerados relatórios gerenciais com informações detalhadas com a comparação entre a lotação x local de atuação; quantidade de professores/coordenadores por lotação; quantidade de professores/coordenadores por situação funcional (readaptado, ativo, licença…); quantidade de professores/coordenadores à disposição; quantidade de professores por turmas; quantidade de professores por disciplina; quantidade de professores em sala de aula e quantidade de professores fora da sala de aula.

Outros relatórios gerenciais podem ser gerados a depender da necessidade da coordenação do projeto. A Secult criou um site exclusivo para o recadastramento. O endereço é www.recadastramento.educacao.salvador.ba.gov.br.