Receita quilombola de escola da Ilha de Maré vence concurso do MEC

28 de jan de 2016 - Jornalismo

Fotos: João Neto/MEC

A receita de abará feito de massa de aipim e carne moída da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, localizada na comunidade quilombola de Praia Grande, na Ilha de Maré, é uma das vencedoras do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A premiação foi realizada na manhã desta quinta-feira (28), em Brasília.

Aprovada pelos alunos, professores e pais, a troca dos ingredientes foi uma sugestão da merendeira da Dejanira de Souza, 41, que atua na escola há 17 anos. “Não gosto de ficar parada, estou sempre inventando um jeito para os meninos comerem de tudo, e sabia que por aqui ninguém nunca comeu um abará de aipim”, destacou. O bolinho, que é bem diferente do tradicional feito de feijão-fradinho com camarão seco, é temperado com bastante cebola, tomate e pimentão, coentro e azeite de dendê e é servido na folha de bananeira.

A diretora da escola, Cletia Paraguassu, disse que a comunidade da ilha está em festa após o anúncio da vitória da receita que já era sucesso na escola. “Os primeiros jurados foram os alunos, que aprovaram de primeira. Com certeza se o abará não tivesse sido aprovado pelo nosso público exigente, não teríamos ganhado o Brasil. Estamos muito felizes com o prêmio e por divulgar a nossa cultura para o país”, comemorou.

28012016_PRÊMIO ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (28)

O objetivo da competição nacional, que reuniu 2.433 merendeiras do país, foi comemorar os 60 anos de criação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis nos alunos. Foram escolhidas as cinco receitas mais saborosas e criativas – uma de cada região do país – e cada vencedora recebeu um prêmio de R$ 5 mil e uma viagem internacional.

As Escolas Municipais Batista de São Caetano (São Caetano) e Francisco Leite (Cajazeiras) também foram finalistas do concurso. As escolas apresentam as receitas “Enroladão Saudável” e “Combinado de Sabores”, respectivamente. As três escolas da rede municipal de Salvador foram as únicas representantes da região Nordeste na final do concurso.

Oficina — Em dezembro último, alunos do quarto e do quinto anos da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias participaram de uma oficina para aprender a receita. Além do modo de preparo, foram explicados os benefícios dos alimentos e a importância da boa alimentação para a saúde.

A nutricionista Taís Cardoso de Jesus, da Secretaria municipal de Educação (SMED), também participou da aula experimental e da premiação em Brasília. Segundo ela, o aipim é rico em carboidratos e fibras e dá energia para as crianças. A carne tem proteínas que auxiliam no crescimento e na reparação de tecidos do organismo humano. Além disso, o azeite de dendê tem vitaminas A e K, importantes para fortalecer o sistema imunológico e agir no processo de coagulação sanguínea.