Reconstrução de cinco escolas abre duas mil novas vagas

28 de jul de 2012 - dev

A reconstrução de cinco escolas da rede municipal de Salvador vai possibilitar a abertura de mais 2 mil vagas em 2013. As obras, que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e vão dobrar a capacidade de atendimento das unidades, foram visitadas na manhã deste sábado (28) pelo secretário João Carlos Bacelar.

As Escolas Municipais Vale das Pedrinhas, no Rio Vermelho; Agnelo de Brito, na Boca do Rio; Pituaçu, no bairro de Pituaçu; Lagoa do Abaeté, em Itapuã, e Antônio Euzébio, no Cabula, estão sendo completamente reconstruídas através do Plano de Recuperação da Rede Física Escolar, implantado pela Secult em 2011. Além das reconstruções, desde a implantação do plano, já foram reformadas 129 escolas e outras e outras 138 estão passando por intervenções.

O andamento das obras foi comemorado pelo secretário. “Pelo que estou vendo, essas escolas estarão prontas até o final deste ano, o que vai possibilitar a oferta de duas mil novas vagas na rede, beneficiando as cinco comunidades com educação de qualidade”, destacou Bacelar. Segundo a Coordenadoria de Reestruturação da Secult, a previsão é que as obras sejam finalizadas em outubro. As MEscolas Municipais Agnelo de Brito e Lagoa do Abaeté já estão com mais de 80% da estrutura finalizada.

QUADRAS DA BOCA RIO – Além das escolas, Bacelar também aproveitou a oportunidade para visitar as quadra de tênis da Boca do Rio que estão sendo reformadas. As estruturas totalmente qualificadas devem ser entregues a população ainda no mês de agosto. O novo alambrado das quadras de tênis será montada com eucalipto tratado, que tem vida útil média de 12 anos.

A nova estrutura vai aumentar a durabilidade do equipamento, já que a anterior, em aço galvanizado, tinha vida útil de quatro anos e estava desgastada pela ação do vento e do salitre. As quadras também receberão nova pintura e a sede administrativa passará por revisão elétrica e hidráulica, além da reforma e pintura.

Outro local que vai passar por recuperação é o Campo do Marão, próximo ao Aeroclube. Ali, que um dia foi lugar para treinos do Esporte Clube Bahia, hoje é utilizado por moradores da região para o bate-bola do fim de semana, e também para que as escolinhas especializadas de futebol possam selecionar futuros jogadores. No Campo do Marão, serão recuperados o alambrado existente e a arquibancada.