Recursos tecnológicos incrementam educação do município

10 de jul de 2009 - dev

Este segundo semestre será marcado por avanços tecnológicos nas escolas municipais de Salvador. Além da disponibilização de internet banda larga em todas as 416 unidades – fruto de termo de parceria assinado nesta sexta-feira (10) entre a Prefeitura e a Oi – 181 laboratórios de informática fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) passam a ser utilizados por professores e alunos no processo de aprendizado.

“É uma brilhante iniciativa da Oi, que vem sendo nossa parceira nesses últimos anos, para melhorar o futuro dos nossos 180 mil alunos e de outras crianças que virão”, afirmou o prefeito João Henrique, ao acrescentar que o serviço será mais um instrumento que contribuirá para a melhoria contínua da educação do município: uma das prioridades da gestão. Ele destacou ainda que, neste cenário de crise econômica e de redução de verbas, a Prefeitura não teria recursos para arcar com o investimento necessário para dotar as unidades com a banda larga.

O diretor de Relações Institucionais da Oi, José Ailton de Lira, explica que a cessão do benefício faz parte do braço de responsabilidade social da empresa, de prover gratuitamente internet de alta velocidade em todas as escolas públicas do país. Segundo ele, um investimento grandioso, mas necessário para alargar o conhecimento e acabar com o analfabetismo digital. “A banda larga também ajudará na redução de custos para a Prefeitura, na medida em que substitui a conexão paga”, complementou.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Carlos Soares, ressaltou a importância da parceria para ambas as partes, especialmente, dos resultados que dela surgirão. “Ganha a Oi porque consegue fazer um investimento importante na educação, ponto de partida para a transformação do país, e a Prefeitura, porque conseguirá oferecer à comunidade estudantil informações com mais qualidade e agilidade nas pesquisas”, explicou. O secretário assegurou ainda que “os benefícios da banda larga serão mais perceptíveis nos laboratórios de informática das escolas”.

Somando a esses 181 novos laboratórios cedidos pelo MEC, o município passará a contar com 272 laboratórios, que ganharão acesso irrestrito à alta velocidade, maior facilidade para inclusão digital dos docentes e melhor ambiente de ensino para os professores.