Rede mobilizada com programa para elevar índices educacionais

29 de ago de 2012 - dev

Mobilização foi a palavra que marcou o lançamento do projeto “Caleidoscópio: múltiplos olhares, um só compromisso”, um plano de ações estratégicas da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), voltado para 13 escolas municipais que apresentaram baixo desempenho no IDEB 2011. O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (29), contou com a participação do secretário João Carlos Bacelar, da presidente do Conselho Municipal da Educação, Joelice Braga, dos diretores e docentes das unidades e dos coordenadores da Secult.

Assim como o significado da palavra caleidoscópio, o projeto propõe uma mudança no modo de olhar a situação em que esse grupo de escolas se encontra, possibilitando a transformação dessa realidade de forma sistêmica e consolidada. A intenção é promover a melhoria da qualidade da educação e consequente elevação do Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) das escolas com os menores desempenhos (notas abaixo de 3) nos anos iniciais do ensino fundamental.

“Eu estou emocionada por estar participando deste momento. Nunca na minha vida de docente presenciei algo parecido, não que os problemas nunca tivemos acontecido, mas nunca foram encarados. Que bom que o secretário teve a sensibilidade de pensar uma ação como essa e eu espero que tenhamos sucesso, porque a iniciativa é muito válida. Nossas crianças têm muito potencial e nos estamos aqui para unir forças por uma educação cada vez melhor”, avaliou Rosemary Mesquita, diretora da Municipal Cidade de Itabuna, no Rio Sena.

Bacelar ressaltou que uma série de fatores concorre para um baixo desempenho no Ideb. “Essa nota não é do corpo docente escolar, é da Prefeitura, do secretário da Educação. Por isso reunimos as pessoas que são responsáveis por evitar que a educação no país continue sendo essa tragédia porque acreditamos que a revolução está na mão de vocês, em nossas mãos. Juntos conseguiremos dar a todas as crianças as mesmas oportunidades educacionais”, disse. Ao final do encontro, o secretário e todos os coordenadores da Secult assinaram o termo de compromisso do programa.

PROJETO – Para maior agilidade e eficácia das ações, a Secult está realizando diagnóstico individual nestas escolas. O programa envolve o acompanhamento sistemático de todas as coordenações técnicas do órgão, que atuarão de forma articulada, bem como o corpo docente escolar, que será mobilizado a atuar diretamente na melhoria da qualidade do ensino destas unidades.

O projeto, que tem duração prevista de 17 meses, inclui ações de curto, médio e longo prazo em diversas áreas, como a pedagógica e a de reestruturação, e será realizado de forma intensiva até dezembro deste ano para que, já em 2013, estas escolas consigam elevar os índices educacionais. Além disso, a mudança do quadro de rendimento vai resgatar a autoestima dos alunos e profissionais da educação destas unidades.