Rede municipal ainda tem vagas

29 de jan de 2007 - dev

Quem ainda não matriculou o seu filho na rede municipal de ensino pode ficar despreocupado, pois a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) dispõe de 26.708 vagas. Os responsáveis pelos educandos poderão efetuar a matricula na escola que o aluno pretende estudar. Neste mesmo dia, será divulgada no site da SMEC (www.smec.salvador.ba.gov.br) a lista das unidades de ensino que oferecem vagas.

A determinação do secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, é que a matrícula seja realizada enquanto houver vaga na rede municipal de ensino. No total, já foram matriculados 167.371 estudantes.

Com a informatização do processo de matrícula, os pais ou responsáveis pelos novos alunos gastaram, em média, 15 minutos para efetuar a inscrição de seus filhos em uma das 365 escolas da rede.

Uma novidade da matrícula 2007 foi a contratação dos estudantes do Projovem e dos alunos do Programa de Inclusão Sócio Digital. Além disto, este ano, ocorreram diversas ações nas escolas paralelas a matrícula. As pessoas presentes aos colégios municipais tiveram acesso a uma série de iniciativas de cunho social, como, por exemplo, informações sobre inscrições para o Programa Bolsa Família.

Esta ação foi realizada através de uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social. Também foi divulgado o Programa Sentinela, que visa a proteção de crianças vítimas de violência. Diversas escolas desenvolveram ainda atividades culturais, profissionalizantes e esportivas, através do Programa Escola Aberta. “Um dos grandes desafios da educação pública é trazer a família às escolas. Esta ação procurou sensibilizar os pais visando uma maior aproximação com os colégios de seus filhos desde o momento da matrícula”; apontou o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.