Rede municipal conta com educação integral em 45 escolas

20 de maio de 2009 - dev

A Rede Municipal de Educação passará a oferecer educação integral em 45 escolas ainda este ano, através do programa Mais Educação. Diretores, professores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) se reuniram, essa semana, com representantes do Ministério da Educação (MEC) e receberam orientações para realizar os procedimentos cadastrais para que possam receber os recursos do Governo Federal.

O Mais Educação tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças e jovens, oferecendo atividades extracurriculares no turno oposto ao de aulas. Os estudantes podem participar de turmas de capoeira, teatro, dança, leitura, pintura, informática, construção de hortas comunitárias e educação ambiental. Desde o ano passado, 18 escolas da rede municipal já participam do programa e nos próximos dias, mais 27 unidades permitirão que seus alunos permaneçam na unidade por no mínimo 7 horas por dia.

Segundo a coordenadora da ação em Salvador, Maria de Lourdes Barboza, o Mais Educação ainda é definido como um programa, mas a partir de 2010 deverá ser instituído como política pública municipal. Isso significa que a verba passará a ser enviada diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação Básica (Fundeb). Barboza explica que isso facilitará o processo para que todas as escolas municipais contem com educação integral em curto prazo.