Rede Municipal de ensino garante qualidade da merenda escolar

27 de fev de 2008 - dev

Feijão, carnes, frutas, verduras e legumes. Esses são alguns dos gêneros alimentícios que fazem parte da refeição diária dos 160 mil estudantes que freqüentam as 368 escolas da rede municipal de ensino. O ato de se alimentar é um dos fatores mais importantes para um bom aprendizado, pois aumenta a concentração do aluno ativando a sua memória, tornando-o capacitado para atividade escolar.

O programa de alimentação escolar é uma parceria do MEC, através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), com a SMEC. “Esse programa tem um papel muito importante na educação, pois assegura uma boa nutrição e faz com que os alunos adquiram hábitos saudáveis, o que impossibilita que o seu desenvolvimento cognitivo sofra interferência”, diz Jussara Rosa Santos, coordenadora de Ações Sócio- Educativas da SMEC.

De acordo com Juçara Rosa (coordenadora de Ações Sócio-educativas), este ano também serão desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) um acompanhamento das crianças nas escolas por 22 nutricionistas, que têm o papel de elaborar e enviar às unidades escolares a sugestão de cardápio, garantindo a boa qualidade e aprimorando a merenda escolar.

A Escola Maria Quitéria, localizada na Ladeira dos Galés, em Brotas, atende a 569 alunos nos horários matutino, vespertino e noturno. Inclusive, quando eles comparecem para praticar no contra turno esportes, é oferecida aos alunos uma merenda escolar de qualidade. “Antes só tínhamos para oferecer ao nosso alunado doce e soja, agora melhorou muito, recebemos uma variedade de alimentos ricos em proteínas como a carne, peixe e até granola. A alimentação colorida e diferente atrai as crianças”, afirma Alda Conceição, diretora da escola.

Segundo Cristina Santos, merendeira da escola, as sugestões dos nutricionistas são seguidas a rigor. “Cumpro as normas direitinho, pois acredito que tudo que é preparado com amor é bem feito”, relata Cristina.

Um dos alimentos preferido dos alunos é o frango. “Acho a comida muito boa e gosto de repetir. Eu como tudo”, afirma Ícaro Ramos, 11 anos, que cursa a 4º série.