Rede Municipal de Ensino inicia ano letivo em clima de festa

14 de fev de 2011 - dev

O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Salvador foi iniciado na manhã desta segunda-feira (14) em clima de festa e acolhimento. Uma cerimônia de abertura, realizada no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (IMEJA), na Boca do Rio, com a presença do secretário da Educação, João Carlos Bacelar, marcou as boas-vindas a toda comunidade escolar e simbolizou o acolhimento aos mais de 145 mil alunos da rede.

Em todas as unidades escolares, nos três turnos, estão sendo realizadas atividades de recreação e integração por parte do corpo docente. A intenção é que os discentes sejam recebidos com muita alegria. “A expectativa para o início do ano letivo é grande e estamos recebendo nossos alunos já com um novo projeto de leitura, garantindo um ano produtivo e com um processo de ensino voltado para o sucesso da educação”, destacou a gestora do Imeja, Magda Ferreira.

Para a Coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Secult, Gilmária Cunha, é importante que o primeiro dia de aula seja marcante e alegre. “Temos o compromisso com a educação, sabemos que é através dela que podemos mudar a situação do país e a escola tem um papel muito importante”, disse a coordenadora.

PREMIAÇÃO – Durante a cerimônia de abertura do ano letivo, o Imeja recebeu o prêmio de primeiro lugar no Concurso Robótica e Empreendedorismo realizado em 2010 em parceria com a FTC. “Que alegria esse prêmio, isso me deixa muito feliz, pois percebo como temos excelentes educadores. Por isso estamos disponibilizando material de apoio aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores, com isso, estamos indo rumo a um ano proveitoso e com educação de qualidade”, ressaltou Bacelar.

Nas salas de aula e quadra de esporte, os alunos participaram de diversas atividades lúdicas como futebol, handebol, beisebol, dança de salão, capoeira e totó. “Estou tão feliz que as aulas começaram que nem dá vontade de voltar para casa. Hoje reencontrei meus amigos e joguei futebol, isso já me deu um gás para começar os estudos com todo o pique”, disse o estudante Patrick Pereira.

Também em clima de festa, os estudantes do turno vespertino da Escola Municipal Teodoro Sampaio, localizada no bairro da Santa Cruz, foram recebidos pela fanfarra composta pelos alunos da unidade de ensino e pelo secretário João Carlos Bacelar. Pais, mães, professores e comunidade apreciaram diversas atividades como apresentação de capoeira, peça teatral, dança e exposições de trabalhos desenvolvidos através do Programa Escola Aberta (PEA) marcaram o primeiro dia do ano letivo na escola. À noite, às 18h30, o acolhimento será na Escola Municipal João Pedro dos Santos, no Bonocô.