Rede municipal debate educação em tempo integral

13 de out de 2011 - dev

Gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino que atuam nas 153 unidades escolares onde o Programa Mais Educação é oferecido, participaram nesta quinta-feira (13), do 2º Seminário Municipal de Educação Integral, que ocorreu no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia.

O encontro teve como objetivo aprofundar o debate sobre o desenvolvimento do currículo da Educação Integral, visando à melhoria do desempenho acadêmico dos alunos. O seminário contou com duas palestras: “O currículo da Educação Integral em Jornada Ampliada: uma nova proposta para a educação municipal de Salvador”, ministrada pelo professor Elizeu Clementino de Souza, e “Cultura e Educação: diálogos e possibilidades”, proferida pelo professor Manoel Calazans.

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) participa do programa desde 2008, atendendo cerca de 20 mil alunos em tempo integral, com atividades no campo das artes, cultura, esporte, lazer, direitos humanos, inclusão digital, entre outros.

A meta do Governo Federal é que 50% das escolas públicas do país ofereçam o Mais Educação até 2020. “Já percorremos esse caminho e a cada passo melhoramos a qualidade do programa. Quem ganha com isso são os alunos que aprendem mais e ainda ficam protegidos”, conta a coordenadora do Mais Educação da Secult, Maria de Lourdes.

Com o programa, a Secult pretende elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); implantar a política pública de educação integral em jornada ampliada; construir e adequar os espaços físicos das escolas na perspectiva da educação integral; ampliar o quadro de pessoal técnico e integrar a comunidade no contexto escolar.