Rede municipal debate educação especial para crianças superdotadas

30 de nov de 2011 - dev

Para o Ministério da Educação, a superdotação é vista em crianças de alto desempenho e potencialidade em quaisquer aspectos. Pode ser geral se verificar diferentes informações, conclusões em diversas experiências e específicas se alcançar conhecimento, prática e habilidades em determinadas áreas. As crianças superdotadas precisam de atenção especial oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos.

O tema ainda é desconhecido de muitos, por isso, a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) realizou na manhã desta quarta-feira (30) a 15ª edição do projeto Educação em Pauta com o tema ‘Superdotação: o lado esquecido da educação especial’. O evento aconteceu no auditório da secretaria, no Engenho Velho de Brotas.

A discussão fez uma abordagem histórica das iniciativas particulares e das políticas públicas implementadas em torno da educação especial para superdotados no Brasil. Alto grau de curiosidade, boa memória, atenção concentrada, persistência, alto nível de energia, aprendizagem rápida, criatividade e imaginação, iniciativa, liderança, vocabulário avançado, além da facilidade de interagir como crianças mais velhas ou com adultos são algumas das características de uma criança superdotada na idade pré-escolar.

“Essa palestra foi um ganho enorme para mim, pois trabalho com crianças com paralisia cerebral e agora vou poder identificar as crianças com superdotação”, afirma a professora da Escola Municipal Dr. Fernando Montanha Ponde, Fernanda Rdrigues.

A palestra foi ministrada por advogado da União Waldir Santos, Bacharel em Direito (UCSal, 1996) Especialista em Direito Constitucional (UFS, 2000), ex-Conselheiro da OAB/BA (gestão 2004/2006), integrou a Diretoria da mesma entidade. Leciona desde 1990, e atualmente se dedica ao ensino de métodos de estudos para concursos públicos e vestibulares, além de ter publicado artigos sobre educação especial e superdotação e ministrou palestras em diversos eventos a respeito do tema.

“Diante dos questionamentos que foram feitos aqui, percebe-se a importância que esse tema tem para os professores da rede municipal. Precisamos saber como lidar com os alunos com superdotação”, declarou a professora da Escola Municipal Conceição Santiago Imbassahy.

Waldir Santos apresentou para os professores presentes o Projeto Babunamô que tem como objetivo disponibilizar apoio e orientação especializada para crianças e adolescentes de baixa renda que tem alta capacidade de aprendizado, e cujo potencial é desperdiçado pela sociedade, pois muitos não conhecem sobre o assunto: superdotação. Os interessados sobre o assunto podem se informar através do e-mail waldir@mensa.org.br

O programa Educação em Pauta tem como objetivo estimular a interação entre Secult e seus públicos, o que tem garantido grandes avanços para a educação de Salvador.