Rede Municipal inaugura a primeira Central de Regulação do Ensino do país

24 de jan de 2008 - dev

Foi inaugurada hoje (24), na Avenida Antonio Carlos Magalhães, nº 881, Itaigara, a Central de Regulação do Ensino na Rede Municipal de Salvador. A Central funcionará a partir de 18 de fevereiro, data do início do ano letivo de 2008, como um sistema de monitoramento da educação na rede municipal tendo como missão elevar o desempenho acadêmico nas 368 escolas e 47 creches que compõem o sistema municipal de ensino.

A central contará com uma equipe de 30 coordenadores pedagógicos, 20 professores especialistas e também estagiários que atuarão como agentes sociais de educação, realizando a articulação entre a escola e a família do aluno.

Os coordenadores pedagógicos serão responsáveis pelo cruzamento de dados que permitirá uma avaliação do desempenho de todos os alunos da rede municipal e apoio ao trabalho dos professores, através de estudos e devolutivas, detecção de atividades bem sucedidas e disseminação inter-escolas e apoio nas atividades complementares.

Já os professores que atuarão no sistema de regulação terão a incumbência de elaborar uma série de exames para as escolas, tendo como finalidade mensurar o aproveitamento acadêmico dos alunos.

Os estagiários funcionarão como uma ponte entre a escola e a família dos alunos, detectando situações de desajuste social e familiar que influenciam negativamente no desempenho acadêmico dos alunos. Os estagiários atuarão como agentes sociais junto às famílias.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, “temos hoje uma série de agências reguladoras de diversos serviços prestados. Agora, criamos de uma forma pioneira no país um sistema que visa a regulação da rede municipal de ensino, tendo como finalidade detectar as falhas do processo de ensino e aprendizado, encontrar as soluções pedagógicas adequadas a cada turma e assim melhorar o desempenho acadêmico dos nossos alunos”, ressaltou.

O evento contou com as presenças do secretário de Governo, Gilmar Santiago, e da secretária da Reparação, Antônia Garcia. Também marcaram presença o deputado federal Sérgio Britto, os vereadores Palhinha e Pedrinho Pepê e o ex-vereador Pedro Godinho, além de diretores e professores da rede municipal de ensino.