Rede municipal participa do Campeonato Regional de Robótica

13 de nov de 2006 - dev

Foi realizado em Camaçari, nos dias 11 e 12, o Campeonato Regional de Robótica, que reuniu estudantes da rede municipal de ensino e da particular. Com o tema “Odisséia Oceânica: soluções que auxiliam no fenômeno Tsunami”, a disputa organizada pela Lego Educacional do Brasil, reuniu na Escola São Tomás Cantuária, 46 equipes, sendo 34 de Salvador. Das participantes da capital baiana, 15 faziam parte da escola municipal.

As aulas de tecnologia e robótica são oferecidas pela Lego Educacional do Brasil às escolas parceiras do projeto. Os estudantes aprendem a dominar conceitos básicos da computação como Banco de Dados, Planilha Eletrônica, Tratamento de Texto e Internet. A partir daí, eles se aventuram por grandes projetos e passam a conhecer as responsabilidades de arquitetos, engenheiros, médicos e cientistas. Descobrem como as novas tecnologias são indispensáveis no dia-a-dia destes profissionais e aprendem a trabalhar com ferramentas tecnológicas de última geração como teclados musicais, óculos 3D, microscópios, placas de captura e de edição de vídeos e mesas digitalizadoras.

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, a tecnologia possibilita que os estudantes da rede pública de ensino se interessem por profissões, como Engenharia Mecatrônica. Além disso, o secretário acredita que o jovem desenvolve senso critico. “A educação é a principal via de transformação da cidade. Este campeonato é muito importante para desenvolver as habilidades dos nossos estudantes, principalmente da rede pública”.

Segundo o presidente da Lego Educacional, Marcos Wesley, a participação das escolas municipais de Salvador no campeonato demonstra a preocupação que a rede tem em oferecer aos seus alunos uma educação de qualidade. “Atualmente as escolas não podem continuar com aquele ensino tradicional, mas sim desenvolvendo competência, usando a tecnologia como principal ferramenta. Assim as aulas tornam-se mais interessantes, motivando e despertando o interesse das crianças e dos adolescentes nas salas de aulas”, explica.

De acordo com o professor de Tecnologia da Escola Carlo Novarese, Roberto Machado, o evento é uma maneira de mostrar o trabalho dos alunos e incentivá-los em novos desenvolvimentos tecnológicos. “Os alunos trabalham em equipe, tomando todas as decisões de programação dos projetos. Tudo é criatividade deles”, afirma. Machado explica que as aulas de tecnologia, principalmente a robótica, ensinam aos adolescentes como usar a inteligência artificial de forma responsável e racional. Além deste beneficio, as aulas, que são realizadas na escola há seis anos, contemplam várias áreas do conhecimento, como matemática, física, química e português. Já o aluno da Carlo Novarese, Caik Ramon Barbosa, 12 anos, cursando a 6ª série, afirma que o mais interessante do projeto é aprender como programar robôs, de maneira que eles possam solucionar os problemas das grandes cidades, como o do trânsito, do tráfego aéreo e até tsunami.

Confira os classificados para o Campeonato Sul americano de Robótica, que será realizado em março de 2007, em São Paulo. Entre as equipes classificadas estão três da rede municipal de ensino: Escola Municipal Padre Noberto, Joir Brasileiro e Centro Educacional Carlo Novarese. A Menção Honrosa foi para as escolas Brigadeiro Eduardo Gomes e Municipal de Periperi e o prêmio Surpresa, que consiste na resolução de um problema, ficou com a Escola Municipal Padre Noberto.

1º lugar – Sesi (Candeias)
2º lugar – Colégio Sacramentina (Salvador)
3º lugar – Escola Municipal São Tomás de Cantuária (Camaçari)
4º lugar – Escola Municipal Padre Norbeto (Salvador)
5º lugar – Escola Municipal Joir Brasileiro (Salvador)
6º lugar – Centro Educacional Carlo Novarese (Salvador)
7º lugar – Colégio Sacramentina (Salvador)
8º lugar – Colégio Apoio (Salvador)