Rede municipal se prepara para eleição de diretores escolares

23 de abr de 2013 - dev

A rede de ensino de Salvador se prepara para eleger os diretores e vice-diretores que administrarão as 425 escolas municipais pelos próximos três anos. Todo servidor do quadro do magistério – professores e coordenadores pedagógicos concursados – pode se candidatar. Para capacitar os candidatos, a Secretaria da Educação (SMED) realiza o Curso de Gestão Escolar. A inscrição para o curso começou hoje (23) e encerra na próxima sexta (25).

São mil vagas e as inscrições serão realizadas no site www.eleicoes.educacao.salvador.ba.gov.br. Os candidatos aprovados no curso de 2009 não devem se inscrever (a lista está disponível no site). A eleição dos novos gestores será realizada no dia 29 de julho e, além da aprovação no curso, é necessário que o candidato tenha finalizado o estágio probatório, com curso superior na área de educação, e não tenha sofrido pena disciplinar nos dois anos que antecederem o registro de candidatura.

O candidato deve ainda estar atuando há, no mínimo, seis meses na escola que pretende dirigir ou co-dirigir. Na unidade de ensino em que não houver chapa inscrita atendendo a essa exigência, abre-se uma exceção para a inscrição de candidatos, em chapa, com menor período de lotação na escola.

Os novos diretores e vice-diretores serão eleitos pela comunidade escolar, formada por servidores públicos concursados e em exercício na unidade de ensino municipal, estudantes maiores de 12 anos regularmente matriculados e com frequência escolar, além de pais ou representantes legais de alunos até 17 anos, também regularmente matriculados e com frequência regular na escola. Mais informações: 2202-3178 / 3179 / 3009 / 3003.