Reforço na educação e lazer para a comunidade do Calabar

01 de abr de 2011 - dev

Dando continuidade à mobilização promovida Prefeitura Municipal de Salvador para a reurbanização do bairro do Calabar, o secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacelar, visitou na manhã desta sexta-feira (1º) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Calabar, a quadra esportiva e o centro comunitário do bairro.

A ação contou com a participação da comunidade escolar e representantes locais e tem como objetivo promover benefícios que ajudem a melhoria do Calabar. De acordo com Bacelar, não serão medidos esforços para a melhoria da qualidade de ensino na região e o CMEI que atende a 100 crianças passará por uma grande revitalização.

“Nosso intuito é trazer para o Calabar projetos que atraiam as crianças e jovens para escolas e oportunizar aos moradores o contato com o esporte, música e atividades culturais”, destacou Bacelar.

O coordenador de Esporte e Lazer (Coel) da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Edmilson Pombinho, também esteve presente na visita e analisou as possíveis atividades esportivas que podem ser realizadas no bairro.

“Como a comunidade é bem ativa e integrada, poderemos promover várias ações, como o Projeto 2º Tempo, que visa contemplar alunos com atividades esportivas e de lazer no turno oposto ao que estudam e o Ruas de Lazer, que tem como objetivo levar atividades esportivas, recreativas e educativas para crianças e adultos nos finais de semana”, explicou Pombinho.

A gestora do CMEI, Kelle Neves, acompanhou a visita e destacou a importância da educação para possibilitar o resgate e o afastamento dos jovens das drogas. “Nossa comunidade é do bem e só precisa de oportunidades. Estamos felizes e acolhidos com a presença do secretário. Com certeza, estamos seguindo rumo a um futuro melhor, principalmente para nossas crianças”, destacou.

Para Priscila Lopes, mãe de um aluno que estuda no CMEI, é grande a expectativa para as mudanças que já estão realizadas no bairro. “A diferença é que desta vez estamos vendo acontecer e sentimos que vai ser diferente. Podem contar com o apoio de todos moradores, pois estamos de coração aberto e ajudaremos no que for preciso”, ressaltou a moradora.

Educação – Após a visita, o secretário João Carlos Bacelar participou de um workshop promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV) sobre o desenvolvimento da educação na capital baiana.

Com o tema “Educação para o Desenvolvimento Global: Um Olhar Além do Intelecto”, o workshop faz parte da agenda do 8º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 5ª Feira de Inovações, em suporte à Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Bacelar explanou sobre a educação no município e discutiu sobre os “Avanços e desafios da educação no município”. O evento possibilitou ainda a troca de experiências entre os participantes que levaram ao conhecimento dos colegas de workshop algumas ações que proporcionaram um melhor desenvolvimento da educação nas mais diversas localidades e setores da educação fundamental.