Reforma em Santa Cruz marca interação entre Prefeitura e comunidade

27 de out de 2011 - dev

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), entregou na manhã desta quinta-feira ( 27), a Escola Municipal Teodoro Sampaio totalmente reformada. “A requalificação das escolas faz parte da nossa preocupação com o bem-estar dos professores e estudantes e com o futuro da cidade; trabalhamos intensamente para proporcionar mais educação ao soteropolitano; associado às reformas, promovemos melhorias da merenda, distribuição de fardamento adequado, esportes, atividades culturais, informatização da matrícula, entre várias outras ações pela educação”, comentou o prefeito João Henrique, durante a solenidade de reinauguração.

Na ocasião, o prefeito destacou que a reforma das unidades educacionais também faz parte da promoção de melhores condições de trabalho aos professores, assim como a parceria com instituições de pós-graduação e significativos reajustes salariais. A solenidade foi aberta com o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito João Henrique, da Bahia, pelo titular da Secult, João Bacelar, e de Salvador, pela diretora da unidade, Lurdes Torres. Ainda houve roda de capoeira e apresentação de fanfarra e de grupos de dança pelos estudantes.

Para os professores, alunos e moradores, a reforma representa uma vitória para o bairro e boa relação entre a Prefeitura e a comunidade. “Esta é uma vitória para Santa Cruz e para o Nordeste de Amaralina, é uma vitória construída passo a passo pela parceria entre a escola, a comunidade e a Prefeitura, e que eleva não só a autoestima dos nossos professores e estudantes, mas também de toda a comunidade”, aponta Lurdes Torres.

A reforma da unidade envolveu reparação de todo o telhado, substituição das redes elétrica e hidráulica, reposição do mobiliário das salas de aula e de toda a cozinha, instalação de ventiladores e climatização do laboratório de informática, com a disponibilização de novos computadores. A Prefeitura também implantou a sala de diomas com mesas informatizadas. Outros benefícios foram a recuperação da quadra poliesportiva, troca de pisos e azulejos, reforma do auditório com instalação de cadeiras apropriadas e pintura de toda a estrutura física.

Além da educação formal – A escola atende a 1.460 alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possui 21 salas de aula. Além da educação formal, a Teodoro Sampaio oferece também aulas de capoeira, educação ambiental e formação para o primeiro emprego como atividades complementares. A unidade também participa dos projetos Inclusão Sociodigital, Escola Aberta e Mais Educação.

Durante o evento, o secretário Bacelar informou que esta é uma das 86 unidades educacionais que estão em processo de requalificação. “Estamos realizando tanto reformas gerais quanto intervenções menores para assegurar o maior conforto aos nossos professores, servidores e estudantes porque sabemos que estas intervenções são importantes para o processo de aprendizado”, destacou Bacelar.