Regulamentado o Sistema de Bibliotecas da Rede Municipal de Ensino

20 de dez de 2007 - dev

No Ano Municipal da Leitura, foi regulamentado o Sistema de Bibliotecas da Rede Municipal de Ensino de Salvador, que normatiza os serviços neste campo e define os tipos de materiais disponíveis para empréstimo; os direitos e deveres dos usuários e as competências das bibliotecas e salas de leitura. A portaria nº 575 foi publicada no dia 11 de dezembro, no Diário Oficial do Município. O marco legal foi elaborado pela equipe de bibliotecários da SMEC. O Sistema de Bibliotecas da rede municipal de ensino é composto de 66 bibliotecas e 79 salas de leitura. Em 2007, foram implantadas bibliotecas em seis escolas municipais.

Os 15 bibliotecários da SMEC também realizam serviços de incentivo à leitura nas comunidades onde estão situadas as escolas municipais. E nos colégios municipais, ocorrem atividades como “hora do conto e reconto”; produção de desenhos ilustrativos sobre o tema da história; confecção de livro infantil e varal literário, dentre outras atividades.

Segundo Rita de Cássia Salles, chefe do setor de Bibliotecas da SMEC, “observamos em algumas escolas uma mudança do tratamento dos professores e alunos sobre a biblioteca escolar, que passou a ser vista como um local de aprender e que existe para se obter informação e conhecimento, destacando-se o envolvimento do bibliotecário com o processo pedagógico existente na escola, onde todos podem colaborar”, afirmou.

Os profissionais desenvolvem atividades diversas nas escolas. A bibliotecária Ana Tereza Lima Chastinet promoveu a formação de alunos contadores de histórias, na Escola Municipal Carlo Novarese.

Já o bibliotecário José Antonio, da Escola Amélia Rodrigues, elaborou o Projeto Jornal Info Amélia, com o objetivo de criar um informativo interno da escola. Ele foi vencedor, em 2007, do Prêmio Experiência com Jornal, desenvolvido pela SMEC em parceria com o Grupo A Tarde, inserido no Projeto A Tarde Educação. Através desta ação, os professores trabalham o conteúdo do jornal em sala de aula e são capacitados para esta dinâmica

A parceria público-privada é uma realidade nas bibliotecas da SMEC, que receberam recentemente 38.000 livros doados pela Fundação D,Paschoal. O grupo A Tarde doou 2.500 livros e periódicos, contemplando 22 escolas. E a Editora Paulus, através do Projeto “Leitura para Cidadania – modalidade Livro Vivo”, distribuiu 5.000 kits para os alunos, totalizando a doação de 25.000 livros. Outra parceira foi a empresa Cardim Projetos e Soluções Integradas, com a doação de 35.000 livros para os alunos da rede.
O Sistema de Biblioteca da SMEC está disponível no blog http://bibliotecariosmec.blogspot.com. A apresentação informa que “este blog tem como objetivo divulgar informações sobre a profissão e as atividades desenvolvidas pelos Bacharéis em Biblioteconomia e Documentação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura”.