Reinauguração da Escola Helena Magalhães

27 de jun de 2005 - dev

Maira Azevedo

O prefeito João Henrique e a secretária Maria Olívia Santana reinauguraram no dia 22 de junho mais uma unidade da rede municipal, a Escola Municipal Helena Magalhães, em São Caetano. A escola foi totalmente reformada e entregue à comunidade do bairro, muito mais segura. A unidade escolar agora tem um infocentro, que reúne a mais moderna tecnologia, e irá profissionalizar os alunos da unidade, tornando-os aptos ao mercado de trabalho.

Com capacidade para abrigar 1.400 alunos, a escola possui 13 salas, biblioteca, laboratório de informática, espaço de lazer para os estudantes e um modelo pedagógico diferenciado que consiste na valorização da expressão popular, através de produções artísticas e culturais, como a fanfarra, que se apresentou durante o evento e o grupo de teatro Galera Legal do Helena.

O líder comunitário do bairro, Samuel Nonato, aproveitou o evento para agradecer ao prefeito e à secretária a reforma na unidade escolar, que a partir de agora será aberta à comunidade. Samuel Nonato afirmou que o cuidado com a escola será uma parceria entre os moradores e os alunos. “Assumimos aqui o compromisso de cuidar da nossa escola. Digo nossa porque a partir de agora a responsabilidade em preservar esse patrimônio é de todos nós”, frisou.

A secretária Maria Olívia Santana reiterou as palavras do líder comunitário Samuel Nonato, solicitando que todos os presentes fossem mais cuidadosos com a nova unidade da Escola Helena Magalhães. “Conservar a escola é conservar o que é nosso. Temos que ter a consciência de que o patrimônio público é um bem de todos nós e que se não destruirmos as escolas, poderemos investir muito mais em educação. Pois as nossas crianças têm direito a uma educação pública de qualidade hoje”, declarou a secretária.

O prefeito João Henrique fez uma retrospectiva da história da escola e lembrou quando o telhado da unidade caiu, em janeiro de 2005, entretanto frisou que é possível “pegar as dificuldades e transformá-las em melhorias. Após o incidente passamos a olhar com muito mais atenção e carinho para esta unidade”. O prefeito salientou também, que a partir do próximo ano os alunos de toda rede municipal terão aulas de inglês e espanhol.

A Escola Helena Magalhães oferece Ensino Fundamental da 1ª à 8ª série e é contemplada com os projetos: Construindo a Cultura do Jovem Solidário, A Tarde na Escola e Geração Futura.