Reinaugurada Escola Municipal Aristides Novis

23 de abr de 2008 - dev

A emoção tomou conta de professores, alunos e funcionários da Escola Municipal Aristides Novis, no bairro de Brotas, na manhã de hoje (23). O prefeito João Henrique entregou a unidade totalmente reformada, a sétima apenas neste ano. Oração e apresentação do grupo de dança e de coral formado pelos alunos marcaram a solenidade de entrega da escola, que ganhou um infocentro com dez computadores conectados à internet banda larga, um palco para manifestações artísticas, quarto para vigilante e depósito de merenda e de material escolar. Além da pintura de todo o prédio, foi construída uma sala para a secretaria e um compartimento foi subdividido em sala para direção e vice.

O prefeito João Henrique visitou as dependências da escola e conversou com os estudantes. “São esses valores que a gente tem que transmitir de geração a geração, a educação é isso, a gente tem que ampliar as informações que as crianças recebem em casa”. O prefeito ainda ressaltou a importância da educação para a economia da cidade, especificamente para o setor turístico, e destacou ações de sua gestão que contribuem não apenas para impulsionar o desenvolvimento educacional, mas melhoram toda a estrutura social.

Matricula informatizada, evitando as grandes filas, melhoria na qualidade da merenda escolar, implantação de aulas de inglês e de espanhol, além dos infocentros em todas as escolas da rede municipal foram ações citadas pelo prefeito que fomentam um processo educativo mais compatível com as necessidades dos alunos. João Henrique também comentou sobre o estado de desânimo dos professores quando ele assumiu a Prefeitura.

“Encontramos a educação um tanto quanto desmotivada, professores e funcionários com salários estagnados e desatualizados”, ressaltou. “Hoje a representação da classe tem acesso direto ao nosso gabinete e podemos negociar diretamente as suas reivindicações”, atestou o prefeito, lembrando o último aumento salarial concedido aos professores, agora em abril, bem como a concessão de direitos reivindicados pela classe, envolvendo questões pedagógicas e planos de carreira.

Reforma de unidades escolares

A última reforma na Escola Aristides Novis ocorreu em 1993. A escola atende a 735 alunos, nos cursos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, bem como oferece educação para adultos, com aulas de telecurso e de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. O secretário municipal da Educação e Cultura, Carlos Soares, disse que essas reformas atendem à preocupação e às exigências do prefeito João Henrique para a melhoria do setor educacional. Nesta gestão, foram construídos sete prédios escolares, reconstruídas quatro escolas, reformadas 39 e duas unidades passaram por adequação.

O secretário também comentou que a SMEC está convocando 310 professores aprovados no concurso de 2003. “Também estamos convocando pessoal de apoio e administrativo para atuar nas escolas”, informou. Soares comunicou ainda que a próxima escola a ser entregue totalmente reformada é a Manoel Lisboa, no bairro de Itapuã, prevista para sexta-feira (dia 25).

Presente na solenidade, o titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Cláudio Silva, ex-subsecretário da Educação e ex-aluno da Aristides Novis, recebeu uma placa de honra, oferecida pela direção da escola. “É difícil o caminho de fazer educação”, pontuou. “A gente tem a obrigação de fazer de vocês cidadãos que darão continuidade à nossa vida”, destacou.

Professores e alunos mostravam-se bastante empolgados com a reforma. “O processo de educação torna-se mais prazeroso; qualquer ambiente mais organizado e mais agradável sempre estimula o aluno”, pontuou a diretora da unidade, Josilma Nascimento Barbosa.