Relação mídia e educação é tema de evento do A Tarde

28 de nov de 2008 - dev

O auditório do Hotel Fiesta recebeu mais de 500 educadores das redes municipal e estadual, que assistiram ao seminário Mídia e Educação promovido pelo Jornal A Tarde. A ação, que faz parte do Projeto A Tarde Educação, promoveu um debate sobre a utilização dos veículos de comunicação como ferramentas de intensificação no processo de aprendizagem.

A coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Cristiane Parente, iniciou as palestras falando do surgimento dos jornais no mundo e as primeiras obras trabalhadas em sala de aula, enfatizando os principais benefícios do uso do jornal nas escolas. Entre os pontos positivos citados por ela estão estímulo ao hábito de leitura, ampliação do vocabulário, da imaginação e interpretação e o aumento da concentração e disciplina.

O secretário Carlos Soares, que participou da mesa solene de abertura, elogiou o grupo A Tarde pelo compromisso que tem com a educação nos âmbitos estadual e municipal, e destacou o respeito deste jornal com o público, demonstrado através de um jornalismo sério e ético. Soares aproveitou a ocasião e reforçou o papel da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) no trabalho de incentivo à leitura., lembrando do programa A Notícia na Sala de Aula, uma ação da SMEC que consiste em disponibilizar, todos os dias, um exemplar do Jornal A Tarde, para todas as escolas da rede municipal. “Entendemos que a leitura é a melhor maneira de trabalhar o censo crítico das crianças”, frisou.

O evento aconteceu no dia 27 (quinta-feira), com participação de representantes da área de educação e comunicação, como o secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Soares, a superintendente da Secretaria Estadual de Educação, Ana Teixeira, e o coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP), Ismar de Oliveira. Entre os representantes do A Tarde, estiveram o diretor geral, Edivaldo Boaventura, o superintendente, Renato Simões Filho, e o assessor de Projetos Especiais, Waltenn Garrido.