Representante da SEPPIR apresenta seminário para professoras da Rede

16 de set de 2005 - dev

Para aplicar em sala de aula a determinação da Lei 10.639/03(obrigatoriedade de ensino de história da África e cultura afro-brasileira), as professoras da rede municipal de ensino estão participando de capacitações constantes. Na última quarta-feira o Ouvidor Geral da SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Luis Fernando Martins, apresentou as políticas públicas no âmbito nacional para educação e falou sobre a importância do professor na formação da consciência crítica do alunado.

A capacitação das professoras é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Cultura e o terreiro Ilê Axé Oxumarê, responsável pelo convênio Casa da Felicidade, e as aulas são ministradas pelo professor de História Marcos Rezende e fazem parte do programa de implantação da lei 10.639/03 na Rede Municipal.

Salvador foi a primeira capital a implantar de formar efetiva a Lei 10.639, em 25 de maio de 2005 e está se tornando referencia em todo país. A professora Darci Xavier, presidente da comissão da lei na SMEC, apresentou entre os dias 12 e 17 de setembro, em Aracaju, o seminário sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas do Brasil.