Resultado da 1ª etapa do vestibular da UFBA quebra tabu em relação ao sistema de cotas

10 de jan de 2005 - dev

O primeiro vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a contar com o sistema de cotas (sistema que trabalha com a inclusão de afro-descedentes, indígenas e estudantes oriundos de escolas públicas nas universidades), trouxe efeitos significativos logo na primeira etapa dos seus resultados. O bom desempenho desses estudantes conseguiu quebrar o mito da desqualificação acadêmica através da admissão do sistema de cotas.
Segundo o pró-reitor de graduação da UFBA, Maerbal Marinho, as notas obtidas foram acima da média do ponto de corte, e que todas as vagas disponibilizadas para as cotas foram devidamente preenchidas, inclusive nos cursos com maior destaque como, medicina e direito. “Os resultados foram bons, tivemos a média geral igual à dos anos anteriores que não possuía o sistema de cotas, mas só vamos ter essa comprovação quando sair o resultado da 2º etapa”.
A secretária Municipal de Educação e Cultura de Salvador, Olívia Santana, acredita que o sistema de cotas contribui para a democratização da educação e que esse processo ajuda na construção de um novo meio acadêmico. “Essa é uma conquista importante para toda população, temos que ter uma educação mais democrática onde todos tenham possibilidades de acesso”, afirma.
A segunda etapa do processo seletivo da UFBA ocorrerá nos dias 09 e 10 de janeiro (domingo e segunda) e tem resultado previsto para o mês de fevereiro.