Revolta dos Búzios é celebrada no Centro Cultural de Plataforma

30 de ago de 2011 - dev

Em celebração a Revolta dos Búzios, conhecida também como Conjuração Baiana, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através da Coordenação de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap) realiza nesta quarta – feira (31), às 14h, no Centro Cultural de Plataforma, em Plataforma, o evento Heróis da Bahia no Panteão da Pátria – Revolta de Búzios.

O evento, que tem como objetivo comemorar o 12 de agosto, Dia da Revolta dos Búzios, e valorizar o movimento de resistência e luta dos negros, é destinado a alunos, professores, funcionários, comunidade e conselho escolar.

Faz parte da programação uma apresentação do Coral Vozes do Bem, da Municipal Irmã Elisa Maria, além das palestras A Revolta dos Búzios (Sonhos de Liberdade), ministrada pelo professor Júlio César Soares; A Revolta de Búzios (Movimento de Resistência), pelo professor Juvenal de Carvalho, e Impactos dos Estudos Afro-Brasileiros e Africano da Comunidade, proferida pela professora Tatiana Márcia Brito.

A Revolta dos Búzios, também conhecida como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, foi um importante movimento libertário do país ocorrido entre os dias 12 e 25 de agosto de 1798. Manuel Faustino, João de Deus, Lucas Dantas e Luiz Gonzaga foram os lideres do movimento.