Salvador a um passo de instituir Conselho Municipal de Esportes

03 de dez de 2013 - dev

A próxima quinta-feira (05) representará um marco para o Esporte em Salvador. Isso porque nesta data será anunciada publicamente a proposta de instituição do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, que vai traçar, planejar e definir os rumos das políticas públicas esportivas da cidade.

O evento ocorrerá a partir das 8h30, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, na Praça Municipal, onde o prefeito ACM Neto receberá o documento final construído durante um ciclo de discussões denominado Esporte em Debate, que foi capitaneado ao longo dos últimos meses pela Diretoria-Geral de Esporte e Lazer (DGEL), órgão vinculado a Secretaria da Educação (SMED), juntamente com os mais diversos segmentos do setor no município.

Durante o ciclo do Esporte em Debate, o gestor da DGEL, Téo Senna, se reuniu com representantes de Federações Desportivas, academias, clubes de corrida, Instituições de Ensino Superior com curso de Educação Física, empresas promotoras de eventos e entidade estaduais da prática do desporto.

“Nesses encontros, todos os segmentos enumeraram as principais necessidades para o desenvolvimento da política de esporte de Salvador e, então, elaboramos um documento que pretende dar um norte para esse setor, que, na minha opinião, é a mola propulsora para se fazer justiça social em nossa cidade”, declara Senna.

Com a instituição e validação do conselho, o Município poderá ter pela primeira vez um percentual mínimo de recurso, garantido por lei, destinado ao Esporte e ao Lazer. “E o mais importante é a democratização desse recurso, pois o Conselho, que é formado por membros da sociedade, designará e fiscalizará seu destino. É de fato um momento histórico para o Esporte de Salvador”, comemora Téo Senna. Durante o evento, a DGEL vai ainda entregar o prêmio Amigo do Esporte, que é destinado a personalidades que contribuem para o setor esportivo na cidade.