Salvador avança no Ideb e supera meta prevista para 2021

04 de set de 2018 - Jornalismo

A rede municipal de ensino de Salvador superou a meta de 2021 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Fundamental. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou nesta segunda (3) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Nos anos iniciais, Salvador alcançou 5,3 na nota do Ideb, sendo que a meta para 2021 é de 5,1. No Ideb de 2015, a nota foi de 4.7. Ou seja, a capital baiana melhorou uma posição no ranking das capitais (de 17ª para 16ª). Nos anos finais, Salvador foi a capital que mais cresceu, saltando da posição de número 24 para 18, subindo seis posições no ranking.

Para o prefeito ACM Neto, o avanço de Salvador reflete uma tendência que é fruto dos investimentos prioritários em melhorias estruturais e na qualidade do ensino público municipal. “Investimentos 30% do nosso orçamento em educação, ou seja, acima dos 25% exigidos pela Constituição. Desde 2013, iniciamos um processo intenso de requalificação de nossa rede física, que já atingiu quase 65% de todas as nossas escolas. Destinamos recursos para o mobiliário das nossas unidades de ensino e para projetos inovadores, como as Escolabs e o Subúrbio 360. E também apostamos na valorização dos professores e do conteúdo aplicado em sala de aula. Por isso esperamos evoluir sempre”, comemorou ACM Neto.

De acordo como o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, o avanço é resultado das políticas e ações adotadas pela Prefeitura. Ele lembrou que na gestão anterior a do prefeito ACM Neto Salvador investia somente 22% do seu orçamento em educação. “A atual gestão municipal enxerga a educação como prioridade. Educação é peça fundamental na construção de uma sociedade justa e com oportunidade para todos”, salientou.

Conquistas – O secretário ressaltou ainda o crescimento que a educação municipal registra nos últimos anos. Em 2015, Salvador foi a capital que mais avançou no Ideb, subindo nove posições e superando a meta estabelecida para 2017. Com o resultado divulgado hoje, a capital baiana consolida esse resultado e supera a meta estabelecida para 2021 pelo MEC nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ele atribui o resultado ao trabalho conjunto de toda a rede municipal: professores, coordenadores, gestores, servidores, colaboradores.

“Desde o início da gestão do prefeito ACM Neto mais do que dobramos o número de vagas de Educação Infantil, saindo de 17 mil para 40 mil. Mas esse crescimento não foi feito somente em quantidade, mas também demos um salto considerável na qualidade do ensino. “O avanço na qualidade nasce da sensibilidade da Prefeitura em compreender o sentimento de rede que existe entre os membros da Secretaria da Educação. Nosso material didático, que chamamos de Nossa Rede, representa a nossa raiz, a nossa cultura, é a cara de Salvador. O Nossa Rede foi construído de forma colaborativa em um processo encabeçado pelos próprios professores da rede municipal. É um legado que vamos deixar para a cidade”, enfatizou

Outro ponto destacado pelo secretário para o avanço na educação do município é o trabalho dos Agentes da Educação. Eles atuam nas escolas, acompanhando a frequência e o aprendizado dos alunos. O programa Agentes da Educação, desenvolvido em parceria com o Parque Social, contribui para a redução do abandono escolar através do fortalecimento do vínculo entre unidade de ensino, família e comunidade. “Mais de 25 mil alunos foram reinseridos às nossas escolas a partir do trabalho dos agentes. Esse é outro ponto fundamental para o desenvolvimento sustentável da Educação do município”, frisa.