Salvador caminha para ingressar na Associação Internacional das Cidades Educadoras

13 de set de 2006 - dev

O secretário Ney Campello participa, entre os dias 13 e 18 de setembro, em Lyon (França), do IX Congresso da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). A viagem do secretário está sendo custeada pelos realizadores do evento, e, portanto, não representa custos para o erário municipal.

Durante o congresso, Ney Campello trocará informações acerca de experiências educacionais públicas de diversas partes do planeta. O secretário também encaminhará a solicitação de filiação de Salvador à Rede Internacional de Cidades Educadoras. Em outubro, representantes da sociedade civil organizada da capital baiana elaborarão uma carta-compromisso de Salvador para o ingresso na Rede internacional de Cidades Educadoras.

“A cidade precisa firmar um compromisso pela transformação social através da via da educação”, ressalta Ney Campello.

Dentro em breve, a SMEC formalizará convênio com o Instituto Paulo Freire para a implantação das diretrizes a serem assinaladas na carta-compromisso.

Cidades como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte já integram a rede de cidades educadoras.

“A educação não deve estar presente somente no ambiente escolar. Deve também nortear as nossas relações sociais e pessoais”, frisou Ney Campello.

De acordo com a secretária municipal de Educação adjunta de Porto Alegre, Joyce Pernigotti, estes encontros estimulam “a troca de experiências, cujo referencial é o espaço urbano como espaço educador”. Segundo ela, através da Educação poderão ser encontradas ou encaminhadas soluções para muitos dos problemas da juventude.

A AICE existe desde 1990, quando foi realizado o primeiro encontro, em Barcelona.