Salvador Cidade das Letras convoca estudantes matriculados

17 de maio de 2009 - dev

O Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado, desenvolvido em Salvador pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), convoca todos os estudantes matriculados que não estão frequentando as aulas para comparecerem aos locais designados pelos alfabetizadores e concluírem a formação. Preocupados com a questão da evasão escolar, a coordenação do programa decidiu fazer em maio uma mobilização e intensificação dos encontros de qualificação com os coordenadores de área e de turmas, responsáveis pelo acompanhamento das aulas através de visitas às unidades escolares e pela formação continuada dos alfabetizadores.

Durante este mês de mobilização, a SMEC vem buscando parcerias com instituições para desenvolver ações de incentivo à frequência das aulas, como ciclo de palestras na região do Subúrbio e Cidade Baixa, aulas de dança de salão e palestras sobre saúde, higiene bucal e escovação, esta em parceria com a equipe de odontologia do Serviço Social do Comércio (SESC).

A valorização do professor é outra questão que vem sendo trabalhado para evitar a evasão. “O professor mais motivado, motiva o aluno. Para um professor morto, destruído pelo ambiente de uma escola de periferia, é muito mais difícil entusiasmar o aluno pela beleza das idéias”, afirmou a coordenadora da área de Pirajá e Cajazeiras, Uine Viana.

No dia 15 de maio (sexta-feira), as coordenadoras participaram de reunião na SMEC para discutiram o plano de ação para este ano, que tem como principal objetivo fazer com que todos os matriculados permaneçam no programa até ser alfabetizado. Para isso, além das atividades voltadas diretamente para professores e alunos, será implantada uma nova rotina de acompanhamento de freqüência dos alfabetizadores e alfabetizandos. “Queremos identificar o problema logo no início para que possamos atuar junto às turmas”, explica a coordenadora do programa, Verônica Santana.

Em 2008 o programa alfabetizou 16 mil alunos e para este ano a previsão é atingir 20 mil estudantes. O Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado – curso de alfabetização de jovens e adultos – tem duração de oito meses, com carga horária total de 320 horas. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira nos espaços indicados pelos alfabetizadores, localizados em instituições comunitárias, de ensino superior e sedes de movimentos sociais, associações de moradores, clubes de mães, grupos religiosos e em escolas da rede municipal ou estadual.