Salvador Cidade das Letras encerra etapa de 2010

20 de dez de 2011 - dev

Nesta segunda – feira (19) aconteceu a cerimônia de encerramento da etapa 2010 do Programa Salvador Cidade das Letras/ Brasil Alfabetizando, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) com o Governo Federal. A solenidade aconteceu na Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris.

“Estou muito feliz em poder ver todos os alunos dando continuidade aos estudos. Muitos não sabiam nem fazer o nome e agora graças a Deus, já sabem ler e escrever”, celebrou a alfabetizadora Josefa Virginia Santos.

Com o objetivo de erradicar o analfabetismo e promover uma educação de qualidade à população de Salvador, o Programa que teve a duração de oito meses, atendeu a 4.361 jovens, adultos e idosos, com a participação de 224 alfabetizadores.

Para a coordenadora do Salvador Cidade das Letras, Ailda Damasceno, o programa é muito importante porque consegue alcançar sujeitos de todos os locais de Salvador. “Conseguimos identificar aqueles que precisam e tirá-los de dentro de suas casas para a sala de aula”, comemora Ailda.

Participando do programa, os alfabetizandos têm uma maior facilidade em ter acesso em outros programas sociais do Governo Federal, como: Bolsa Família, Olhar Brasil, Mulheres Mil, além de serem assistidos, por meio de uma parceira, com o Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), pelas secretarias municipais da Reparação e da Saúde e pela Superintendência de Políticas para Mulheres.

Um exemplo de que nunca é tarde para aprender, é do aluno Francisco Chaves que aos 83 anos, mostra no rosto e nas palavras a felicidade de poder ler e escrever. “Eu leio e escrevo tudinho, faço até conta”, festejou Francisco. Para a sua professora Iracema Melo o melhor é o resultado. “São dois anos com ele e vem sendo um trabalho maravilhoso. Ele antes só juntava as letras e agora lê e escreve, é meu orgulho”, afirma Iracema.

Fizeram parte da mesa Gilmária Cunha, coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap), Edna Rodrigues, subcoordenadora da Cenap, Telma Cruz, coordenadora do Educação de Jovens e Adultos, Ailda Damasceno, coordenadora do Programa Salvador Cidade das Letras e Jussara Rosa, gestora do Fiema

As apresentações culturais que animaram o evento ficaram por conta do grupo de capoeira Associação de Capoeira Estilo e Mandinga, com alunos da Municipal Adalto Pereira, do coral da Igreja Presbiteriana e Independente do Lobato, do dançarino Marcos Pereira, representante da Associação Beneficente Educação, Are e Cidadania e da apresentação de dança do ventre.

Desde 2005 a Secult promove a alfabetização de jovens e adultos por meio do Programa Brasil Alfabetizado. O curso tem duração de oito meses, com carga horária total de 320 horas. Os únicos pré-requisitos para ingressar são ter mais de 15 anos e não saber ler e escrever.

A Etapa 2011 já teve início com a meta de alfabetizar cinco mil alunos. Para isso, foi realizada a seleção de coordenadores de turmas e alfabetizadores, e ainda, a mobilização nas comunidades para o cadastramento no sistema do Ministério da Educação (MEC).