Salvador comemora 20 anos da queda do Muro de Berlim

11 de nov de 2009 - dev

Uma celebração repleta de simbolismo e alegria marcou nesta terça-feira (10.11) as comemorações pelos 20 anos da queda do Muro de Berlim. A ação, promovida pelo Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o Goethe Institut, reuniu diversos artistas plásticos nacionais e internacionais no Largo do Pelourinho, além de grafiteiros do Projeto Salvador Grafita.

“Esta iniciativa marca um momento de verdadeira importância na história da Alemanha, da Europa e do mundo”, afirmou o secretário Carlos Soares, lembrando que a construção e a queda do Muro de Berlim representam transformações sociais, políticas e econômicas.

Desenhos, ilustrações e frases, feitas pelos grafiteiros integrantes do Projeto Salvador Grafita ilustraram a réplica do muro. Entre pincéis e sprays de tinta, Samuel Oliveira, conhecido como Muca, integrante do Projeto, afirmou estar orgulhoso de participar da oportunidade, que possibilita reverter a imagem dos grafiteiros.

Para o presidente do ICBIE, Pietro Gallina, o evento estimula a consciência histórica e o valor simbólico que o muro assume hoje na sociedade. “Queremos passar a mensagem de que no mundo ainda existem muitos ‘muros’, não somente físicos, mas, sobretudo, virtuais, que precisam ser derrubados” ressaltou.

O turista australiano Ken Hocking, que passava no Largo do Pelô, se encantou com a iniciativa, afirmando ser uma atividade magnífica. O evento foi embalado pelo batuque do Grupo Cultural Arte Consciente, do bairro da Saramandaia.

As atividades foram encerradas às 17h, com a derrubada simbólica do muro, relembrando o ato que há 20 anos marcou o fim de uma divisão política, a conclusão de um período histórico e também o fim de qualquer tipo de divisão, seja esta cultural, social, étnica, religiosa e do pensamento em geral.