Salvador comemora avanços na educação

20 de out de 2015 - Jornalismo

Para apresentar os Indicadores Educacionais de 2014, a Secretaria Municipal de Educação reuniu mais de 450 diretores e coordenadores das unidades escolares municipais no auditório do Hotel Fiesta, no Itaigara, na manhã de segunda-feira (19). Durante o evento, os gestores tiveram informações detalhadas sobre os indicadores educacionais e suas evoluções, as formas de cálculo e aplicação e como cada escola pôde participar de forma a atingir os objetivos pedagógicos e administrativos esperados. O encontro contou com as presenças do secretário municipal da educação, Guilherme Bellintani, de Teresa Pontual, subsecretária municipal da educação, da diretora pedagógica da SMED professora Joelice Braga e do professor Garrido que falou sobre os índices apresentados.

O objetivo do evento foi promover nas escolas a análise de seus próprios indicadores, com o intuito de auxiliá-las na definição das ações pedagógicas, gerando a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Assim, através de gráficos apresentados e explicados pelo corpo técnico da Secretaria, os gestores tiveram uma ampla visão dos dados da rede municipal de educação e também dos números de suas unidades, que a partir de agora vão nortear suas ações administrativas e pedagógicas na rotina escolar.

Avanços – Na ocasião foram apresentados os avanços alcançados no ano de 2013 para 2014. No Ideb de 2013, Salvador apresentou índice de 4,0 no Fundamental I, que vai até o 5º. Através do Índice de Desenvolvimento da Educação de Salvador (Idessa), que é aplicado em anos que não ocorre a medição através da Prova Brasil, o índice de Salvador atingiu 4.2 em 2014, dentro da meta estabelecida previamente. Na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), no quesito Leitura, Salvador cresceu de 3,2, em 2013, para 4,3 em 2014. Avaliado pela Prova Brasil, que mede, dentre outros pontos, o desempenho em Língua Portuguesa, Salvador obteve índice 6,0 em 2013. Por sua vez, Dentro do Prova Salvador, a capital baiana aumentou o índice para 6,8 entre em 2014.

Foto: Agência Haack