Salvador comemora mais uma escola reformada

04 de nov de 2010 - dev

Os alunos da Escola Municipal Terezinha Vaz Silveira e a comunidade do Santo Antônio Além do Carmo tiveram uma manhã de alegria e comemoração. O casarão do século XIX, que abriga a unidade de ensino, foi totalmente reformado e reinaugurado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e entregue nesta sexta-feira (4).

O secretário João Carlos Bacelar afirmou seu compromisso e do prefeito João Henrique com a educação de Salvador. “Os professores receberam um aumento de 19,8%; 86 unidades estão passando por melhorias com o Plano de Recuperação da Estrutura Física das Escolas Municipais e o prefeito já se comprometeu a dar o maior aumento de todos os tempos aos gestores no próximo ano. Isso tudo para que nossa rede que já é a mais amada do Brasil, seja a mais eficiente”, conta.

Entre as intervenções realizadas na escola estão à pintura geral, instalação de parque infantil, reforma da cozinha e do depósito de alimentação escolar, recuperação e substituição de portas e janelas, revisão geral do telhado, adequação do laboratório de informática, instalação de grades nas portas, reforma elétrica e hidráulica, entre outros.

A aluna Beatriz Santos, de 7 anos, gostou das mudanças feitas na sua escola e não saiu do parque que foi construído. Sua mãe, Gislaine Santos Novaes, que sempre acompanha a pequena, também aprovou a reforma. “Agora eles vão ter mais estímulo para estudar, pois estão em um ambiente mais agradável e organizado”, explica.

A Municipal Teresinha Vaz da Silveira atende a 170 alunos da educação infantil ao ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e possui seis salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, brinquedoteca, áreas de lazer, palco, cozinha, sanitários para Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e rampas de acesso.

A fanfarra dos alunos da Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro de Santa Cruz animou a festa. A unidade que atende a 1460 alunos também passou por uma grande reforma e foi reinaugurada na semana passada.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – Em seu discurso, o chefe da Casa Civil, João Leão, que representou o prefeito João Henrique, agradeceu a educação pública que teve no interior da Bahia e a dedicação de seus professores que transformaram a vida de muita gente, inclusive a dele. “Quando se tem vontade de fazer, realizar e transformar, tudo acontece. Estamos concluindo um projeto com o Ministério da Educação para a construção de 138 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e vamos fazer uma revolução na educação pública de Salvador”, conta.

“Estou muito emocionada, essa reforma é a realização de um sonho. Quem conheceu a escola antes das obras, sabe o que eu estou falando. Estou convicta que a partir de agora é uma nova era, um novo marco”, comenta a gestora Ruth Macena.

“A rede municipal de ensino já está mudada e até o final do ano que vem vai mudar ainda mais e para melhor. Esse tipo de ação contagia, vendo essa escola ser entregue totalmente reestruturada eu tenho certeza que posso mudar as minhas unidades também”, aponta o secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Alcimar Torres.