Salvador comemora queda do Muro de Berlim

27 de out de 2009 - dev

Para comemorar os 20 anos da queda do Muro de Berlim (9 novembro 1989) o Instituto de Cultura Brasil Italia Europa (ICBIE), em parceria com o Goethe Institut e a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), realiza uma série de eventos entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro, com exceção dos domingos.

A Mostra Coletiva “A queda do muro de Berlim… e de todos os outros muros”, serve para divulgar o significado histórico e cultural do acontecimento. O evento acontece às 18h30 e a Mostra Fotográfica “O muro de Berlim ontem e hoje” às 19h, na sede do ICBIE. Já a pintura e derrubada simbólica do Muro será realizada no dia do encerramento, 10 de novembro (terça-feira), das 13h às 17h, no Largo do Pelourinho, com a participação dos grafiteiros do Projeto Salvador Grafita.

O evento tem como objetivo despertar a consciência histórica, valorizando não somente o fim de uma divisão política, mas também da conclusão de um período histórico e o fim de qualquer tipo de divisão, seja esta cultural, social, étnica, religiosa e do pensamento em geral. Durante a programação do evento, a realização de grafite numa réplica do muro será uma maneira de lembrar e homenagear estas obras, para que a tradição dos grafites de Berlim não seja guardada e esquecida na gaveta da história.

História

Além de ter sido um instrumento de divisão, o Muro de Berlim foi também um local ideal para as expressões artísticas. Uma das manifestações encontrada no muro foi a pintura grafite que no início dos anos 80 evoluiu para uma nova forma de arte. Pintar o muro com pincéis ou com sprays era proibido. Construído em 1961, para dividir a Berlim Ocidental da Oriental, a derrubada do Muro de Berlim foi também um ato simbólico, que representou o fim da Guerra Fria e o primeiro passo para a reunificação da Alemanha.