Salvador e capital do Cabo Verde estudam intercâmbio educacional

29 de nov de 2011 - dev

Com características geográficas e populacionais bastante semelhantes, as cidades de Salvador e Praia estão estreitando laços para realização de um intercâmbio educacional. O prefeito da cidade de Praia, capital do país africano de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, esteve na manhã desta terça-feira (29) no gabinete do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacelar.

Acompanhado do secretário municipal de Relações Internacionais, Leonel Leal, que tem acompanhado o prefeito em sua estada na capital baiana, José Ulisses conheceu algumas das ações de sucesso da rede municipal de ensino que pretende utilizar como modelo na sua cidade, a exemplo da Matrícula Informatizada e do Mapa Digital da Educação. Em contrapartida, o ensino sobre a cultura africana nas escolas públicas de Salvador e a capacitação dos docentes sobre o tema serão reforçadas por historiados cabo-verdianos.

Além das características semelhantes entre as duas cidades, durante a conversa do prefeito com o secretário, ficou claro que as escolas municipais também têm funções semelhantes. “Nossas escolas têm, além do papel educacional, o papel social, de acolher crianças carentes da periferia de Salvador. Nelas as crianças estão protegidas e têm, além de uma educação de qualidades, oportunidade de utilizar o tempo livre com atividades produtivas”, disse o secretário.

“Lá em Praia não é muito diferente. Os jovens também são carentes e entram muito cedo no alcoolismo. Ano passado fizemos um trabalho nas escolas que deu muito resultado para combater a dengue, em parceria com a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa). Por isso, queremos levar os bons exemplos de Salvador para nossa cidade”, destacou o prefeito, que conheceu o Mapa Digital em 2010, durante uma apresentação no evento que celebrou os 25 anos da UCCLA, em Lisboa, Portugal.