Salvador é Capital Lusófona da Cultura

08 de jul de 2005 - dev

A XXI Assembléia Geral da Uccla definiu no dia 07 d julho, por unanimidade, que Salvador é a Capital Lusófona da Cultura, para o biênio 2006/2007. O anúncio foi feito oficialmente, na Câmara Municipal, durante a sessão solene em homenagem aos 20 anos da entidade.

Na oportunidade, o secretário de Relações Internacionais, Leonel Leal Neto, comentou as perspectivas de relações bilaterais e multilaterais com as cidades-membros da Uccla e destacou a importância deste título para a cidade de Salvador.

“A Uccla – União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas, entidade que reúne cidades de língua portuguesa espalhadas pelo mundo tem um papel fundamental para fomentar os vínculos de solidariedade e cooperação”, comentou o secretário.

O prefeito João Henrique, presente na sessão, repercutiu a decisão unânime de Salvador ser a Capital Lusófona da Cultura: ” Isso nos enche de orgulho e confirma que Salvador é uma oficina de cultura a céu aberto. Ficamos muito honrados e certos de que este reconhecimemto serve de estímulo para quem atua nesta área, como os profissionais conhecidos, para os ainda anônimos e para nós, gestores públicos, que acreditamos no potencial de criatividade da nossa gente.”

Na sessão, presidida pelo presidente da Câmara, Valdenor Cardoso, estavam presentes vereadores da Casa, deputados, secretários municipais, além de representantes de vários países das cidades capitais de língua portuguesa.

No final da sessão as autoridades presentes receberam um livro dos 20 anos de história da UCCLA, com o título que só confirma a união:”Em português nos Entendemos.”