Salvador é destaque em fórum brasileiro de Educação Pública

11 de nov de 2014 - dev

Representantes políticos e educacionais de todas as regiões brasileiras participaram nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de novembro, do Fórum de Líderes da Educação Pública, para debater o cenário do ensino, discutir boas práticas e contribuir de maneira efetiva para a melhora da educação brasileira. Organizado pela Comunidade Internacional de Cooperação na Educação – Mind Group, o evento aconteceu no Hotel Sheraton, em São Paulo, e teve como tema Habilidades & Cooperações para o Século XXI – Sociabilizando Desafios & Casos de Sucesso.

A agenda contemplou, com base em um cenário projetado para o Brasil em 2030, estratégias de gestão para preparar as escolas públicas para esta nova era, caminhos curriculares e referências práticas para implementação efetiva de projetos inovadores. Com base nos desafios de transformar o sistema educacional de forma estrutural, enfatizou-se a importância de integrar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de mensurar o progresso de forma direcional e inovar na forma de ensinar e aprender.

Um dos destaques da programação foi a explanação no segundo dia de atividades de Teresa Pontual, Subsecretária Municipal de Educação de Salvador, que falou sobre as profundas mudanças que a gestão fez nos últimos anos no município, especialmente em avaliações. “Criamos um programa chamado Prosa, que semestralmente avalia os estudantes para verificar como é possível melhorar a qualidade do ensino”, destacou. “Temos metas audaciosas e as ações atuais vão impactar positivamente no IDEB”, reforçou.

Além de Salvador, outras cidades de diferentes regiões brasileiras discorreram sobre as suas boas práticas educacionais, em uma ampla troca de experiências. Outra novidade foi a divulgação de estudo sobre “O Perfil Cognitivo e Socioemocional do Estudante Brasileiro”, conduzido por Sandra Garcia e Tadeu da Ponte, pesquisadores da Mind Group, responsáveis pelo trabalho que deve repercutir em milhares de escolas brasileiras nos próximos meses.

De acordo com Emílio Munaro, diretor executivo da Mind Lab, e responsável pelo evento, a atividade promoveu uma troca de informações e experiências fundamental para o progresso no setor educacional público. “É preciso cada vez mais criar espaços para dialogar e destacar as boas práticas”, ressalta. “Mais uma vez, vemos por que Salvador é exemplo para o Brasil e temos certeza de que o que foi exposto por Teresa Pontual vai ser benéfico para outras cidades que buscam a excelência na educação”, finaliza.