Salvador é destaque no MEC

31 de maio de 2006 - dev

O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, teve uma reunião no último dia 30, em Brasília, com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE), Daniel Silva Balabam. Na ocasião, o representante do MEC elogiou Salvador pela qualidade dos projetos apresentados a este Ministério visando a captação de recursos, ressaltando que a cidade é destaque na aprovação de projetos.

Em 2005, a SMEC apresentou projetos cujas contrapartidas somadas do MEC perfazem o montante de R$ 9.631.707,50. Todas as solicitações foram atendidas. Foi de fundamental importância para o atendimento dos pleitos junto ao MEC, além da qualidade técnica dos projetos, o constante acompanhamento do trâmite dos processos, uma ação conjunta da SMEC e da representação da Prefeitura em Brasília, sob a coordenação de Carlos Santana.

Uma das ações concretas desta parceria, por exemplo, é a construção da Escola Municipal de Valéria, bairro de salvador onde a demanda por vagas é maior do que a oferta. Os recursos para a obra, da ordem de R$ 823.000,00, já estão disponibilizados, e foi iniciado o processo de licitação. Outra ação com financiamento do MEC foi o PROJOVEM, que visa a escolarização e profissionalização de jovens. Para o próximo período, inclusive, Salvador foi a cidade recordista no número absoluto de procura (cerca de 18.000 inscritos).

O secretário também apresentou ao MEC propostas de parceria para projetos a serem executados em 2006. Um deles é o investimento na aquisição da compra de material didático e qualificação do professor da capital baiana para o ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira.

Outra ação proposta é a formação continuada de profissionais de apoio, mais especificamente voltada a merendeiras e secretários escolares.

Dentre outros projetos apresentados, consta também a adequação das instalações de unidades da rede municipal de ensino aos alunos portadores de necessidades especiais.