Salvador é finalista de prêmio nacional de inovação em gestão

16 de out de 2011 - dev

Salvador está entre as 20 cidades brasileiras finalistas do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, do Ministério da Educação (MEC), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram inscritos 389 projetos, de 237 municípios brasileiros.

O projeto selecionado foi o Mapa Digital da Educação, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Uma ferramenta de gestão pioneira no país, com informações detalhadas de todas as instituições de ensino da prefeitura.

Desses 20 projetos, dez serão escolhidos e vão receber, entre outros prêmios, financiamento para capacitação dos dirigentes municipais. Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, Salvador vai receber a visita de avaliadoras do INEP. Após as visitas em todas as cidades, serão selecionados os dez premiados. O resultado será divulgado em dezembro e as capacitações para os vencedores vão ocorrer a partir de março de 2012.

Além de reconhecer, divulgar e premiar os municípios e os dirigentes por suas iniciativas inovadoras e resultados alcançados, o prêmio tem a finalidade de incentivar o desenvolvimento e mobilizar os municípios a fim de tornarem públicas as experiências inovadoras em Gestão Educacional que contribuam para o alcance dos objetivos e das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação.

MAPA DIGITAL DA EDUCAÇÃO – A ferramenta permite que o órgão trabalhe com maior visibilidade, a partir de uma gestão transparente e compartilhada, valorizando a informação e assegurando um relacionamento cada vez mais estreito com todas as unidades da rede municipal.

Além do acompanhamento sobre as dimensões que compõem a gestão cotidiana da Secult, o Mapa também tem sido um grande aliado na Matrícula Informatizada, nas Eleições Diretas para Gestores da rede municipal de ensino e na reposição de aulas das unidades escolares, permitindo o acompanhamento real destes processos.